A equipe feminina de basquete do Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu, representante do Paraná, tornou-se a 3ª melhor equipe escolar do Brasil ao conquistar a medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude (antiga Olimpíadas Escolares) que foi disputado em João Pessoa na Paraíba.
Na estreia a equipe foi derrotada pelo Colégio Santa Mônica do Rio de Janeiro, mas se recuperou e venceu as equipes representantes do Espírito Santo e de Minas Gerais para se classificar entre as 4 melhores equipes do país.
Na semifinal as iguaçuenses enfrentaram a equipe paulista de Tupã, interior de São Paulo, e não suportou a pressão das atuais líderes do campeonato paulista, sendo derrotadas por 48×25. Na disputa de 3º lugar, contra as gaúchas do Colégio Americano, a missão era defender a melhor atleta do torneio Bianca Soares. E a defesa paranaense conseguiu, no final 37×17 pro Colégio COC Semeador e a medalha de bronze garantida.
A atleta Maria Eduarda Maciel foi um dos destaques da partida. A armadora Bárbara Campos e a pivô Brendha Jesus também foram muito elogiadas, além da cestinha da equipe na competição, a armadora Rosimere Viana.
“As meninas treinaram muito, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos esse ano. Estão de parabéns, porque deram o máximo pra se preparar. Hoje, o máximo foi ser a 3ª melhor equipe, mas agora elas sabem que se a dedicação for total elas podem alcançar feitos que jamais imaginaram”, explicou o técnico Douglas Amancio.
Agora as atletas terão um outro desafio: foco total nos estudos. “Queremos agradecer à direção do Colégio COC Semeador. Além de nos propiciar um estudo de qualidade, nos permitiu que nós tornássemos uma equipe forte, para chegarmos tão longe”, declarou a capitã da equipe, a armadora Bárbara Campos.
Representaram o basquete feminino do Paraná as atletas: Barbara Campos, Brendha Jesus, Rosimere Viana, Maria Eduarda Maciel, Lavínia Santos, Victoria Rodrigues, Maria Gabrielly de Souza, Fabiola Meneses, Emily Biermann e Rafaela Serrano. O técnico foi o professor Douglas Amancio.