Search

Foz do Iguaçu terá Escola Brasileira de Marketing ainda em 2009

 

O professor Marcos Cobra, autor de dezenas de livros e referência em marketing no Brasil, se reuniu nesta sexta-feira (22), no Hotel Bella Itália, com representantes de entidades de turismo de Foz do Iguaçu para discutir a instalação da Escola Brasileira de Marketing na cidade. O objetivo é a promoção de cursos e pós-graduações nas áreas de marketing e turismo.

A proposta inicial é oferecer – já no segundo semestre de 2009 – dois ou três cursos de curta duração – 32 horas. Os módulos iniciais serão “Gestão de competência em hospitalidade” e “Gestão de competência em comércio e varejo”. As turmas serão com cerca de 40 pessoas. O local e data ainda serão definidos.

Cobra lembrou que as instituições de ensino estão se internacionalizando. Por isso, instalar a Escola Brasileira de Marketing na região da tríplice fronteira é estratégico. “A verdadeira integração do Mercosul se dará pela educação e na por via econômicas, aonde há uma verdadeira ‘queda de braço’ entre os países”, defende o professor.

Apoio – “A iniciativa do professor Cobra é uma forma de desenvolvimento inteligente, que agregará muito à região. Contudo, não basta instalar os cursos. Toda a cadeia envolvida – inclusive do turismo – deve estar presente e apoiar o projeto”, afirma Faisal Saleh, presidente do Instituto Polo Iguassu, um dos principais parceiros da Escola, juntamente com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

“Turismo também é uma área estratégica para o PTI. Por isso, queremos atuar como facilitadores/articuladores e contribuir com a realização desse projeto, apoiando do início ao fim”, ressalta o gerente do Programa PTI Educação, Sandro Martinez Porro.

Cristiane Santos, gerente executiva do Iguassu Convention Visitors Bureau (ICVB), também reforça o apoio à instalação da Escola de Marketing em Foz do Iguaçu pela oportunidade de capacitar não apenas gestores, mas todas as pessoas que trabalham com turismo ou comércio. “Somos o segundo destino turístico brasileiro que mais recebe estrangeiro. Uma das preocupações do Convention é a qualidade do serviço prestado. Quero contribuir ao máximo para que esse curso leve à prática, que aconteça”, diz a representante do ICBV.

Negociação – O protocolo de intenções da instalação da Escola em Foz do Iguaçu foi assinado no dia 28 de novembro de 2008, entre PTI, Polo Iguassu e a Escola Brasileira de Marketing e Vendas (EBMV) – presidida por Marcos Cobra. Desde então, o professor está trabalhando no plano didático-pedagógico e demais demandas para que a entidade seja instalada em Foz do Iguaçu

Participação – Participaram da reunião representantes do Instituto Polo Iguassu, PTI, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), ICVB, Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), ABIH, Secretária Municipal de Turismo e da Itaipu.

 

Vilmar Machado/Click Foz do Iguaçu
Marcos Cobra, Fernanda Fedrigo (Polo), Faisal Saleh (Polo), Alana Okuma (Polo) e Sandro Martinez Porro (PTI)