Foz do Iguaçu têm três finalistas no Fermop – Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná. Das quatro categorias que o festival premia, a cidade está representada em três, simbolizando a qualidade da produção musical do município.
A cantora de MPB Crys Vander, o cantor de música gospel, Tiago Mattos e a dupla sertaneja Wellington e Cristiano disputam os primeiros lugares de suas categorias. Os talentos iguaçuenses conquistaram as primeiras colocações nas duas primeiras etapas classificatórias do festival e se habilitaram para a grande final, que acontecerá no município de Nova Aurora, no final de setembro.
Agora eles se preparam para conquistar além de uma premiação com cachês que chegam a R$ 3 mil reais e troféus, o reconhecimento e a projeção de suas bandas na cena musical paranaense. Os artistas participam do festival com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, simbolizando mais uma medida de incentivo à valorização e fortalecimento da produção local.
De acordo com o Diretor Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, “festivais são importantes vitrines para dar visibilidade à produção, projetar talentos, além do reconhecimento ao trabalho e ao esforço dos artistas da cidade”, disse.
Fermop
O evento tradicional realizado pela Amop – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – está na 18ª edição e vem projetando grandes talentos da música paranaense para o país. O Festival historicamente acontece em forma de circuito em vários municípios que sediam as quatro etapas classificatórias e a grande final.
Neste ano, a abertura do festival aconteceu dia 4 de agosto em Guaíra, e a segunda etapa em Santa Tereza, no último dia 10. A terceira etapa classificatória será realizada em Guaíra, dia 25 de agosto, a quarta em Braganey, dia 15 de setembro e a grande final será no dia 28 de setembro, em Nova Aurora.O evento tem patrocínio da Itaipu Binacional.