Foto: Divulgação/AMN |
Desde 2011, o Paraná vem sofrendo com os embargos impostos pelos principais países compradores. |
Durante os dias 4 a 6 de dezembro, Foz do Iguaçu será sede da Conferência Mundial da Organização sobre o Ensino da Medicina Veterinária. A escolha da cidade aconteceu ao final da reunião anual da Organização Mundial da Saúde Animal. Foz do Iguaçu disputou com outras grandes cidades brasileiras, como Recife, Curitiba, Vitória e João Pessoa. O evento deve reunir mais de mil participantes do setor veterinário.
Uma comissão, formada por integrantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento estarão iniciando as tratativas para que o evento chame a atenção dos integrantes da comissão internacional para os entraves burocráticos para a importação de carnes.
Para a Secretário Municipal de Agricultura, João Matkeivicz, a escolha de Foz do Iguaçu como sede do evento irá mobilizar diversos setores da pecuária na região Oeste, uma vez que algumas cidades se destacam na criação de bovinos e suínos.
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) é a entidade que delibera sobre os procedimentos que nortearão as questões de saúde animal para os países membros para o ano seguinte e, por isso, tornou-se órgão consultivo para as trocas comerciais. O Brasil é um dos 178 países que integram a entidade.