Search
Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu receberá Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local

Previous slide
Next slide

Os organizadores do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local vão reunir o setor hoteleiro e de serviços da fronteira, nesta quarta-feira, dia 17, na sede da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), para mostrar o potencial do evento. Mais de 3,5 pessoas de mais de 60 países de todos os continentes são aguardadas para o encontro. O fórum acontece de 29 de outubro a 1º de novembro.

Essa será a primeira vez que Foz do Iguaçu recebe um fórum mundial. E a cidade quer se preparar bem para fazer bonito na recepção dos participantes. O encontro é promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Fundo Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi), a Itaipu Binacional e o Sebrae Nacional.

O fórum terá a participação de organizações da sociedade civil, agências de desenvolvimento, representantes dos governos e do setor privado. A proposta do encontro é discutir e promover a construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico local. As discussões serão feitas em torno de sete temáticas principais.

Os temas são Estratégias de desenvolvimento local, os grandes desafios; Políticas nacionais para o desenvolvimento econômico local; O potencial endógeno dos territórios; Inovação; Instrumentos de promoção e apoio ao desenvolvimento econômico local: as agências de desenvolvimento econômico local; e Cooperação Sul-Sul e triangular.

Oficinas – Mais de 25 oficinas estão previstas. O comitê local do evento está divulgando o fórum no mundo inteiro. O comitê é formado pela Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o Sebrae Nacional.

Já está confirmada a participação de várias entidades. Entre elas, a Organização das Nações Unidas (ONU) Mulher, FAO, ONU Habitat, a União de Nações Sul-Americanas (Unasur), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e associações representativas de prefeitos de todo o mundo, como Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Brasileira de Municípios (ABM) e Frente Nacional de Prefeitos.  

Previous slide
Next slide