Search
Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu recebe motos para reforço do SAMU

Previous slide
Next slide
A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu recebeu do Ministério da Saúde, uma motocicleta para auxiliar no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que atende gratuitamente através do número 192. A “Motolância” tem como proposta a agilização do atendimento nas urgências e vai anteceder a chegada da ambulância. Para implantação do serviço, dois técnicos de enfermagem com carteira de habilitação para dirigir motos, devem participar de um treinamento específico.
 

 
A previsão é que o serviço comece a funcionar em 30 dias, considerando também a necessidade de aquisição de equipamentos, inclusive um capacete com logotipo. Para funcionar a moto deve estar equipada com colares cervicais, desfibrilador, luvas, ataduras, compressas, gazes, talas de imobilização, seringas, cateteres, máscaras de oxigênio, ressuscitador manual, estetoscópio e também medicamentos, a serem utilizados com orientação do médico da central.
 
Segundo o coordenador administrador da Central de Urgências, Aparecido Fontoura, “os técnicos devem participar do curso de Suporte Básico de Vida, que deve ser realizado em Cascavel, com a participação de técnicos de enfermagem também de Apucarana e Cascavel, que terão o mesmo serviço”. Com a moto, será possível chegar aos locais dos chamados mais rapidamente, “em média entre 3 a 4 minutos”, diz Aparecido. O tempo médio de atendimento das ambulâncias é de até sete minutos”, informou Fontoura.
 
SAMU – Em Foz do Iguaçu o SAMU atende em média 30 ocorrências por dia. A motolância é padronizada com as cores do SAMU e conta com sirene e luzes para sinalizar o atendimento. Deve servir também como sinalizador para outros veículos, no caso de socorro em via pública. O técnico de enfermagem deverá utilizar colete na cor laranja e/ou capa de chuva com fitas reflexivas na cor cinza, usar macacão padronizado e ter um rádio no capacete para facilitar a comunicação com a central.
 
O equipamento representa um avanço para o setor de urgências em Foz, que já conta com quatro ambulâncias (SAMU), o que vem salvando muitas vidas a qualquer hora do dia ou da noite. A motolância contará sempre com o apoio das ambulâncias para o transporte das pessoas até o Hospital Municipal, o que sempre é analisado pelo médico da central 24 horas.
Previous slide
Next slide