Foto: Divulgação |
Mostra de filmes começa nesta quinta-feira, 27, no Iguassu Boulevard. Na foto, imagem no filme "Rain is Falling" |
O EcoVision, festival internacional de cinema com foco na temática socioambiental, coloca-se como espaço de visibilidade para a divulgação e o debate dos grandes temas relacionados à sustentabilidade. A cada edição, recebe cerca de mil filmes, entre curtas, médias, longas e animação, oriundos de mais de 80 países.
Após cinco edições na Itália, o EcoVision chega ao Brasil em um processo de internacionalização, com uma série de mostras, como a que se realiza em Foz do Iguaçu, entre os dias 27 e 28 de novembro, na sequência da programação do Encontro Anual do Programa Cultivando Água Boa.
A sala 3 do Iguassu Boulevard exibirá seis horas de filmes do rico acervo de mais de 5.000 títulos do festival internacional de cinema com foco na temática socioambiental, nascido na Itália desde 2005.
No último dia 19, o diretor artístico do EcoVision, Daniele Ottobre, falou na plenária do Cultivando Água Boa 2014 sobre a parceria que permitiu trazer a Foz do Iguaçu uma seleção de alguns dos melhores curtas, médias e filmes de animação do festival. “É uma honra estar mais uma vez aqui em Foz do Iguaçu. Desta vez, não como um simples turista estrangeiro, mas como convidado desse encontro para semear a ideia de trazer para a região uma mostra de cinema com o melhor da produção mundial sobre a relação homem e ambiente e o desenvolvimento ecossustentável”, afirmou o documentarista italiano, diretor de “Discharge: Percepções de uma Índia Pós-Atômica” e “Breeze (Vento no Parque), premiados em vários festivais na Itália e no Exterior.
Curador da mostra, Ottobre destaca alguns trabalhos que serão exibidos nesta quinta e sexta: as animações, "Agricultural Report", uma crítica ao furor causado nos meios de comunicação com o mal da vaca louca; o premiado "Lavatory-Lovestory", do russo Konstantin Bronzi;, e “Ex-ET”, um delicioso curta produzido por alunos da Esma, conceituada escola francesa, que mostra como um jovem que foge dos padrões coloca abaixo umplaneta onde a vida é ordenada ao extremo.
O público de Foz do Iguaçu poderá ver ainda o vencedor do grande prêmio EcoVision 2009, "Colours at The End of The World", de Ale Corte. Trata-se de uma coprodução Argentina, Inglaterra e Itália, que mostra a luta de um casal de índios Mapuches contra a gigante Benetton para se manter em sua terra ancestral na patagônia argentina. Outro destaque é “The End”, um média-metragem espanhol que mostra a batalha de uma família burguesa americana para sobreviver em uma nação dilacerada pela falta de água, tema emergente diante da crise hídrica que assola alguns regiões do Brasil.
Foto: Divulgação |
"Colours at The End of The World", vencedor do EcoVision 2009 |
Local – Iguassu Boulevard – Sala 3
Dias – 27 e 28 (Quinta-feira e Sexta-feira)
ENTRADA FRANCA
Informações – Alexandre Andreatta 45 9905 1904
Programação Noite – Dia 27, das 20 às 22 horas
Filmes:
The Mechanicals
Rain is Falling
The End
Clean Man
Oracle
Colours of the End
Total: 122 minutos
Programação Manhã – Dia 28, das 9 às 11 horas
Filmes:
O Porquinho
Ex-ET
Real World
Black Rainbow
Hey
Lavatory Story
O Cachorro Sorridente
Global Warming
Once upon a time
Perpetum Móbile
Agricultural Report
Ma Voisine e Moi
Replay
Guide Dog
Total: 112 minutos
Programação Tarde – Dia 28, das 14h30 às 16h25
Filmes:
Ex-ET
Green
Haoma
Breeze
Jungle jail
The Mechanicals
Faces
Total: 115 minutos