Search

Foz do Iguaçu recebe Defensores Públicos do Estado

Foz do Iguaçu receberá três dos 36 novos defensores públicos que tomaram posse nesta terça-feira, 05, em Curitiba. No total, o Paraná passa a contar com 109 profissionais que prestarão serviços advocatícios gratuitos para a população carente. Com isso, a cidade terá cinco defensores públicos. A novidade é que um deles atenderá exclusivamente na Vara da Família, atuando em causas como divórcios, investigação de paternidade e pensão alimentícia.

“Esta é uma conquista muito grande porque oferece acesso à Justiça às pessoas que não têm como contratar um advogado”, afirmou o deputado Chico Brasileiro (PSD), que participou da solenidade de posse no Palácio Iguaçu. Preocupado com a situação deficitária da Defensoria Pública do Paraná, Chico Brasileiro vinha se reunindo constantemente com a categoria. “A situação era preocupante porque este concurso foi realizado há mais de um ano”, disse.

No início de março, Chico Brasileiro esteve reunido com o defensor-geral do Estado, Sérgio Parigot de Souza, e com o subdefensor, Eduardo Abraão, tratando da situação do órgão em Foz do Iguaçu. “Os dois únicos defensores da cidade enfrentavam graves problemas de sobrecarga, além de uma demanda reprimida muito grande”, destacou o deputado. Na ocasião, Parigot de Souza assegurou que aumentaria o número de profissionais na cidade.

“Com mais três defensores, damos um passo importante para a democratização da Justiça”, afirmou Chico Brasileiro. Eles passarão por um curso preparatório e deverão assumir o cargo nas próximas semanas. A solenidade de posse foi prestigiada pelos chefes dos três poderes estaduais – governador Beto Richa e presidentes do TJ, desembargador Paulo Vasconcelos, e da Assembleia, deputado Ademar Traiano, além de diversas autoridades e parlamentares.