Search
Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu recebe comitiva internacional dos X-Games

Previous slide
Next slide

Uma comitiva de 40 executivos dos canais ESPN, responsáveis pela organização global d os X Games, maior evento de esportes radicais do mundo, desembarcará em Foz do Iguaçu no domingo (4) para uma maratona de visitas técnicas pela cidade.

Foto: Divulgação
O maior evento de esportes radicais do mundo acontecerá por três anos seguidos em uma das Sete Maravilhas da Natureza

 

O objetivo da ação, que prevê uma análise em cada um dos pontos escolhidos para a realização das provas em 2013, é definir detalhes como estrutura para transmissão dos jogos para TV, rádio e internet, desing das pistas e arenas, segurança e implantação de sistemas de TI. Entre os membros do grupo de visitantes da ESPN estarão presentes o presidente e o diretor executivo do X Games, Chris Stiepock e Jack Wienert.

Os locais onde acontecerão cada uma das provas do evento já foram escolhidos, serão em Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu e Centro de Convenções. “Cada um desses pontos que serão discutidos nesse encontro em Foz são essenciais para a realização de um acontecimento do tamanho dos X Games. Os processos para a realização do evento já estão muito bem avançados, só precisamos definir os últimos detalhes”, explica Guilherme Cozza, diretor de marketing da Brunoro Sport Business (BSB), empresa escolhida pelos canais ESPN para realizar o evento em Foz do Iguaçu em 2013, 2014 e 2015.

A programação da visita será divida em duas partes. Na segunda-feira, dia 5, a comitiva da ESPN, acompanhada por executivos da BSB e representantes das esferas municipal, estadual e federal, farão uma visita na Usina de Itaipu, Parque Nacional do Iguaçu e Centro de Convenções para definirem a estratégia de transmissão de TV do evento.

“Os X Games é um evento onde a transmissão de TV é muito valorizada pela organização, pois é um dos maiores retornos. Trata-se de um campeonato que possui um alcance de quase 400 milhões de pessoas em 175 países ao redor do mundo”, sinaliza Cozza.

Logo na terça-feira, dia 6, as visitas acontecerão nos mesmos locais, porém com foco nas estratégias de segurança, design das arenas e pistas e implantação de sistemas de TI.

Sobre a disputa –
Foz do Iguaçu foi escolhida no início de maio deste ano para ser uma das cidades sede das edições dos X Games em 2013, 2014 e 2015. A terra das cataratas, considerada uma das Sete Maravilhas da Natureza, ficou à frente de outras importantes cidades do mundo como Sydney, Moscou, Lisboa, Dubai, e Cancún na disputa para sediar uma das etapas dos jogos organizados pelos canais ESPN.

Além de Foz, Los Angeles, Aspen, Tignes, Barcelona e Munique também serão sede nos próximos três anos. Para chegar a final e ser escolhida cidade-sede dos X Games, Foz do Iguaçu deixou para trás 40 cidades de 21 países, desde o ano passado, quando se iniciou a disputa. Entre as finalistas brasileiras concorriam pelo direito de sediar os jogos São Paulo e Rio de Janeiro.

A candidatura da cidade foi proposta pela BSB, empresa especializada em negócios do esporte, e conta com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, do Governo Estadual do Paraná e do Governo Federal, através do ministério do Esporte. A BSB defendeu a cidade paranaense em função do apelo ambiental, dos amplos espaços integrados à natureza e pela possibilidade de expandir o eixo de grandes eventos esportivos – hoje restrito a São Paulo e Rio de Janeiro – para um destino que já possui infraestrutura turística que pode facilmente ser adaptada para sediar um evento esportivo de grande porte.

Sobre os X Games –
Os X Games é um evento de esportes anual, controlado e produzido pela ESPN, canal americano de esportes, que se concentra em esportes de ação (radicais). Os X Games foi criado em 1995, nos Estados Unidos, com o nome The Extreme Games. Considerado a Olimpíada de Esportes Radicais atualmente, o evento é reconhecido no mundo todo, tornando-se uma referência em esportes de ação.

Os esportistas competem por medalhas de ouro, prata e bronze, além de prêmios em dinheiro em quatro grandes modalidades: Moto, Rally, Skate e Bike BMX, em que suas respectivas características representam um total de 19 categorias de competição.

Expansão Global dos X Games – Os eventos dos X Games continuarão a destacar os melhores atletas dos esportes de ação no mundo em BMX, Skate, Moto X e RallyCar Racing no X Games; e Snowboard, Esqui e Snowmobile nos Winter X Games. Cada evento X Games terá seu próprio caráter distinto que o diferenciará dos outros, incluindo a introdução de novos esportes e elementos culturais com base nas próprias localidades.

Esta expansão irá trazer alcance total e escala da marca X Games para mercados ao redor do mundo. No passado os X Games organizaram com sucesso eventos menores de esportes de ação, eliminatórias e apresentações no Brasil, Canadá, China, França, Japão, Coréia, Malásia, México, Cingapura, Espanha, Taiwan, Filipinas e Dubai.

Sobre a BSB –
Em dez anos de atuação no mercado, a BSB possui em seu portifólio clientes como Eletrobras, Semp Toshiba, Vivo, Panasonic, Samsung, Pão de Açúcar, Bombril, Red Bull, Bradesco, Nike, Hypermarcas, Eurofarma e Banco BMG. Entre entidades e agremiações, a empresa já viabilizou contratos de patrocínio com Confederação Brasileira de Basquete, Federação Paulista de Futebol, Santos Futebol Clube, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, entre outros. O quadro de sócios da companhia é composto por Marcelo Doria, na presidência; Eduardo Rezende, como vice-presidente, Rodrigo Ubarana, como diretor financeiro e de operações, e José Carlos Brunoro, presidente do conselho da BSB.

Sobre a ESPN Internacional –
ESPN Internacional é uma divisão da ESPN, Inc. A ESPN Internacional tem crescido para incluir propriedades – no todo ou em parte – de 48 redes de televisão for a dos Estados, tal como uma variedades de extensões de negócios da marca, o que permite que a ESPN alcance fãs em mais de 200 países e territórios. As entidades empresariais da ESPN Internacional incluem televisão, rádio, impresso, internet, banda larga, internet sem fio, produtos de consumo, e gestão de eventos.

ESPN Internacional e suas participações mantêm escritórios ou instalações de produção em locais-chave de todo o mundo incluindo Bangalore, Buenos Aires, Cidade do México, Cingapura, Delhi, Dublin, Hong Kong, Londres, Miami, Montpellier, Mumbai, Paris, Pequim, São Paulo, Seoul, Xangai, Taiwan, e Toronto. ESPN é 80% propriedade da ABC, Inc., que é uma subsidiária indireta da The Walt Disney Company. The Hearst Corporation tem participação de 20% da ESPN.  

Previous slide
Next slide