O setor agrícola, responsável por mais de 50% das exportações brasileiras, será tema da quarta edição do Fórum Brasil África, evento anual dedicado à Cooperação Sul-Sul, negócios e oportunidades. Com crescimento médio anual de 5% e expectativa de melhora nos próximos anos, o continente africano tem figurado no radar de inúmeros investidores e o intercâmbio comercial entre o Brasil e os países da África cresceu 416% entre 2002 a 2012. E pode crescer ainda mais.
O 4° Fórum Brasil África: Estratégias para o Desenvolvimento da Agricultura no Brasil e na África será realizado nos dias 03 e 04 de novembro de 2016 no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, Brasil. Mais de 100 entidades já confirmaram participação no evento, que irá reunir representantes de governos e do setor privado, como líderes empresariais e investidores potenciais, além de acadêmicos.
Entre palestrantes e moderadores, alguns nomes confirmados são: Akinwumi Adesina, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento; Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil; Tiemi Akinbamijo, diretor executivo da FARA; Luiz Roberto Barcelos, presidente da Agrícola Famosa, maior produtora de melão do mundo; Luiz Cornacchioni, diretor executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag); Daniel Balaban, diretor geral do Centro de Excelência Contra a Fome e Issad Rebrab, CEO do Cevital Group, maior empresa privada na Argélia.
O 4º Fórum Brasil África é uma realização do Instituto Brasil África, organização sem fins lucrativos, voltada para projetos de cooperação Sul-Sul, com sede em Fortaleza e com escritórios em São Paulo e Luanda.