De 12 a 15 de novembro, Foz do Iguaçu deve receber a 1ª Semana do Orgulho LGBTI+. O evento terá várias atividade durante os quatro dias:
- 12, 13 e 14 de novembro: I Jornada da Diversidade de Gênero e Sexualidades de Foz do Iguaçu e Tríplice Fronteira (I JORSEX);
- 12, 13 e 14 de novembro: I Circuito de Oficinas de Educação Sexual de Foz do Iguaçu e Tríplice Fronteira (I CIRSEX).
- 15 de novembro de 2018: 1ª Marcha da Diversidade Social e do Orgulho LGBTI+ de Foz do Iguaçu e Tríplice Fronteira.
A concentração para a marcha será no cruzamento da Av. República Argentina com a Av JK, (De frente a academia Plena Forma), das 13h às 15h. A Marcha descerá pela Av. JK em direção Praça da Paz. A Parada ocorrerá no último retorno da Avenida JK antes da Praça da Paz, das 16h até às 22h.
Como parte das atividades da 1ª Marcha LGBTI+ Foz, acontecerá o I Circuíto de Oficinas de Educação Sexual de Foz do Iguaçu e Tríplice Fronteira (I CIRSEX), nos dias 12, 13 e 14 de novembro. O objetivo principal do evento é reunir oficineiros, mediadores culturais, educadores e artistas regionais para realizar atividades relacionadas à sexualidade e vida íntima junto às comunidades. O intuito é levar conhecimentos de forma lúdica e criativa, a fim de proporcionar uma educação libertadora, livre de preconceitos e tabus. Para quem deseja participar, os trabalhos podem ser inscritos até dia 15 de outubro, pelo e-mail: comolgbti2018@gmail.com.
A I Jornada da Diversidade de Gênero e Sexualidades (I JORSEX), também será realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro. O objetivo principal desta atividade é reunir profissionais de psicologia e áreas afins experientes e que trabalhem com temas ligados à gênero, sexualidades e interseccionalidades com os participantes. O intuito é divulgar conhecimentos e informações científicas sobre temas que ainda hoje são tabus em nossa sociedade e despertam bastante a curiosidade das pessoas.
A programação do JORSEX e do CIRSEX será divulgada em breve pela organização.
Para realizar o evento, os organizadores precisam da ajuda da comunidade, principalmente, para arcar com os custos das viagens de artistas e palestrantes. “Queremos trazer muita gente de peso para o evento. Tanto de fora, quanto daqui da região”, destaca o organizador Dillermano Moreira. A organização montou uma vaquinha online para quem deseja contribuir. Você pode ajudar doando qualquer valor pelo link.
Acesse a página do evento e obtenha mais informações, aqui.