O câncer de mama continua sendo um dos mais temidos entre as mulheres, pela sua alta frequência e pelos efeitos psicológicos que traz, afetando a percepção da sexualidade e até da própria imagem pessoal, como afirma o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Este tipo de doença representa nos países ocidentais a principal causa de mortes entre as mulheres. As estatísticas comprovam o aumento de sua frequência tanto em países desenvolvidos, quanto em países em desenvolvimento.
No Brasil não é diferente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, houve um aumento no índice de incidência entre as décadas de 1960 e 1970. Relativamente raro antes dos 35 anos, o câncer de mama costuma surgir com maior intensidade acima dessa faixa etária, por isso o autoexame e a consulta médica pelo menos uma vez ao ano se tornam cada vez mais necessários.
Tentando diminuir a incidência da doença e também alertar as pessoas para a prevenção, há vários anos é realizado no Brasil campanhas de combate ao câncer de mama. O principal símbolo da campanha é a camiseta com o slogan “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”. Além disso, são realizadas por todo o País passeatas, de apoio ao movimento.
Foz do Iguaçu – Em Foz do Iguaçu será realizada, às 17h30 desta sexta-feira (27) também acontecerá uma passeata em combate ao câncer de mama. A saída acontecerá em frente ao 34º Batalhão de Infantaria Motorizado. De lá, as pessoas que participarão seguem para Av. Brasil em direção ao mastro da bandeira do Brasil, na Av. Jorge Schimmelpfeng. Haverá ainda a participação do Coral da Fundação Cultural. Qualquer pessoa poderá participar. Este é o terceiro ano consecutivo que a cidade de Foz do Iguaçu adere à essa iniciativa.
Serviço
O que: Caminhada da Campanha em Combate ao Câncer de Mama
Quando: Sexta-feira (27)
Saída: Em frente ao 34º Batalhão, às 17h30