As secretarias de Segurança Pública do Paraná e do Rio de Janeiro anunciaram o início dos trabalhos para criação de um Centro Integrado de Inteligência na região de fronteira para combater a entrada de armamento pesado e munição, além de drogas e contrabando, coibindo, desta forma, a atuação do crime organizado no País.
Conforme adiantaram os secretários Fernando Francischini e José Mariano Beltrame, a ideia é implantar uma estrutura física em Foz do Iguaçu, que será ocupada por forças de segurança dos dois estados (polícias Civil, Militar e Federal).
A parceria foi anunciada, mas ainda não há previsão para que os trabalhos comecem. O projeto deve buscar apoio do Governo Federal para que as ações possam ser colocadas em prática.
Foto: Arquivo |
Centro de Inteligência Integrada deverá ser implantado em Foz do Iguaçu |
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deverá vir a Foz Iguaçu para participar da entrega de novas viaturas para o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). Neste evento, o ministro deve ficar a par dos detalhes para a criação do centro de inteligência.
Inicialmente, o centro deve funcionar com profissionais do Paraná e do Rio de Janeiro, mas depois os secretários pretendem agregar policiais do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. A intenção daqui para frente, conforme Beltrame, é realizar uma reunião por mês para tratar do assunto.