Foi realizado na terça-feira, 23, o Arbitral da Primeira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol. O Foz do Iguaçu FC esteve representado por seu presidente Arif Ahmad Osman.
Durante a reunião, foi anunciado que o Campeonato Paranaense de 2019 terá início no dia 20 de janeiro e as finais acontecem nos dias 07 e 14 de abril. Caso a mesma equipe conquiste as duas Taças, a competição irá terminar em 03 de abril.
O sistema de disputa e o regulamento da competição seguem os mesmos, uma vez que o Estatuto do Torcedor exige a sequência por dois anos. Assim, os clubes serão distribuídos em dois grupos de acordo com a classificação da competição deste ano. Sendo assim, os grupos serão:
GRUPO A
Atlético
Foz do Iguaçu
Maringá
Londrina
Toledo
Operário
GRUPO B
Coritiba
Paraná Clube
Cianorte
FC Cascavel
Rio Branco
Cascavel CR
Na primeira fase, os clubes do Grupo A enfrentam os clubes do Grupo B. As duas equipes de melhor classificação em seu grupo, jogam as semifinais (1ºA x 2ºA e 1ºB x 2ºB), em jogo único. Os dois vencedores fazem a final.
Todos os clubes iniciam a fase com 0 pontos e jogarão entre si, em cinco rodadas, dentro do próprio grupo, em turno único. No final, classificam-se para as semifinais, os dois melhores de cada grupo (1º A x 2º B e 1ºB x 2º A) e se enfrentam em partida única. Os vencedores disputam a final.
Em caso de final, os campeões de cada Taça se enfrentam em partidas de ida e volta. Caso a mesma equipe conquiste as duas Taças, a mesma será considerada campeão paranaense. Serão rebaixadas para a Segunda Divisão do Campeonato paranaense os dois clubes que somarem o menor número de pontos consideradas as primeiras fases das duas Taças.
Os representantes de Atlético e Coritiba realizaram um sorteio para definir a ordem das Taças. Assim, a primeira Taça vai levar o nome de Barcímio Sicupira Junior e a segunda Taça levará o nome de Dirceu Krüger.
“Daremos sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, valorizando os pratas-da-casa e reforçando com atletas experientes que já vem sendo avaliados pelo Negreiros”, disse o presidente Arif Ahmad Osman.