O final de semana está repleto de atrações culturais para a comunidade. A agenda começa amanhã, 17, com o “Cê na Sexta” e o espetáculo de dança-teatral “A dualidade da loucura”. A obra que abriu a agenda no início deste mês recebeu avaliação positiva do público e será reapresentada às 19 horas, na Fundação Cultural.
O sábado, 18, será marcado por dois projetos culturais que vão encantar os moradores. No período da tarde, a partir das 15h, a Associação de Moradores da Vila Carimã recebe o projeto literário “Eu, você e uma história”. A programação conta com oficina de produção de livro artesanal e contação de história.
À noite, às 20h, na Unioeste, acontece o 20º Encontro Internacional de Corais 3 Bandeiras, que reunirá nove grupos de corais do Brasil, Paraguai e Argentina. O evento seguirá até domingo, 19, em forma de circuito em Puerto Iguazu e Cuidad Del Este.
No domingo, 19, é dia de encontrar os amigos na feirinha da JK, a partir das 8 horas da manhã. A feira traz toda a diversidade gastronômica e cultural da região trinacional. A programação é uma realização da Fundação Cultural com parceiros como a Unila, Unioeste e Rede Regional de Cultural BP3.
A dualidade da loucura
Em “A dualidade da Loucura”, o conflito entre desprezar ou amar, dominar ou se entregar marca a trajetória da personagem principal, Martin Carnoy III. Ele é um banqueiro extravagante e solitário, que em seus momentos de lazer dança, divaga contando anedotas sobre si e sobre as verdades ocultas da sociedade capitalista, sempre em companhia da doçura sonora de seu pianista particular.
Martin Carnoy III há algum tempo é aterrorizado por sua própria consciência, tendo pesadelos intermináveis sobre os terrores do mundo causando em sua psique uma divisão de personalidade. Numa noite cotidiana, vem à tona a intensidade do conflito interno entre continuar a ser o banqueiro poderoso ou ser simplesmente o homem que um dia pensou em se tornar, bondoso, humilde e defensor de que todos nós desejamos ajudar uns aos outros.
A obra mescla dança e dramaturgia e é encenada pelo ator-dançarino Thiago Lopez Turcatti, que também dirige o espetáculo, e pelo ator-pianista Lucas S. Saibere.
Eu, você e uma história
A contação de história no sábado, na associação de Moradores da Vila Carimã, será encenada pela atriz Yoná Castilho e leva o título de “Redescobrindo Monstros e Princesas”. A atividade que é direcionada a crianças a partir de 6 anos reúne histórias da literatura clássica onde as personagens ganham um novo jeito de ser, inusitado e humano, despertando questionamentos e uma nova forma de olhar para as leituras infantis.
Na sequência, uma atividade inovadora e bastante original: a oficina de produção de livros artesanais “Cartoneras: literatura comunitária independente”. O curso desenvolverá a confecção de livros feitos pelas mãos dos moradores. Utilizando materiais como papelão, os participantes também darão vida ao livro artesanal escrevendo histórias e vivências, constituindo a literatura da comunidade.
Coral
O Encontro Internacional de Corais 3 Bandeiras acontece dentre os dias 17 a 19 de agosto em forma de circuito nos três países que se unem pela fronteira. Além de Foz do Iguaçu, as cidade de Puerto Iguazú e Cuidad Del Este também recebem as apresentações no mesmo final de semana.