Foto: Divulgação |
A irmanação entre Foz do Iguaçu e Palestina será oficializada na Câmara Municipal |
Na próxima terça-feira, 24, às 10h, a Prefeitura Municipal promove, na Câmara Municipal de Vereadores, solenidade oficial para transformar Foz do Iguaçu e Jericó, na Palestina, cidades co-irmãs. Para isso, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald e o Prefeito de Jericó, Hassan Hussein Saleh assinarão o termo de irmanação e receberão duas placas, uma em português e outra em árabe, simbolizando o processo de cooperação entre as duas cidades.
A irmanação entre as duas cidades tem como finalidade a promoção de programa mútuo de cooperação e fraternidade através de intercâmbio cultural, social, turístico e econômico.
O município, em conformidade com a legislação, comunicou o Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota e o chefe de divisão do Oriente Médio, Cláudio César do Nascimento sobre o acordo de irmanação. O Embaixador da Palestina do Brasil, Ibrahim Alzeben também participará da cerimônia.
Para marcar o processo de irmanação oficial entre os municípios, os representantes árabes ficarão na cidade durante a semana, onde cumprirão agenda de compromissos e de visitas aos locais turísticos da fronteira.
A irmanação está prevista na Lei N°3942/2012, que foi originada através do projeto de lei nº161/2011, de autoria do vereador Nilton Bobato (PCdoB). De acordo com o vereador, a medida possui ainda o intuito de contribuir com a divulgação da luta dos palestinos por sua terra, além da demonstração de solidariedade.
“A irmanação também possui um viés geopolítico, pois além da divulgação turística de ambas as cidades, a proposição é um instrumento de reconhecimento a um povo, de uma cidade – considerada a mais antiga do mundo – que há tanto tempo luta pela sua terra e por seu espaço e pelo direito a nação”.
Jericó e Foz do Iguaçu – de acordo com o vereador, a presença marcante da cultura árabe se estende à culinária, ao comércio, à religião e se mescla com a diversidade cultural da fronteira, constituindo uma unidade multicultural singular no país.
Outra característica em comum é o potencial turístico das cidades. Foz do Iguaçu com as exuberantes Cataratas e Jericó, por abrigar uma das maiores fontes de pesquisa arqueológica, uma vez que a cidade é considerada berço das civilizações.