Quem vem a Foz do Iguaçu e aproveita para fazer umas comprinhas em Cidade do Leste, no Paraguai, sempre estranha a diferença nos horários. “Mas, as lojas fecham às 17h do horário brasileiro ou paraguaio?” “Perdi o horário do transporte porque o meu celular se adaptou ao horário local”. Estas confusões são super corriqueiras para quem vem até a tríplice fronteira.
Entretanto, este ano (pelo menos por um período), não haverá mais estes contratempos. É que devido ao horário de verão, ambos os países permanecerão no mesmo fuso a partir do dia 06 de outubro.
Desde 2014, os dois países permaneciam no mesmo horário por alguns dias. É porque ambos aderiam ao horário de verão e o Paraguai, iniciava antes do que o Brasil. Assim, durante esta transição, Foz do Iguaçu e Cidade do Leste mantinham o mesmo fuso por alguns dias, mas, quando o Brasil dava início ao horário de verão, a confusão começava tudo de novo.
Entretanto, como este ano o presidente Jair Bolsonaro decretou o fim do horário de verão no Brasil, ambos os países ficarão no mesmo horário até o Paraguai retornar ao fuso normal, o que acontecerá apenas no dia 22 de março de 2020. Até lá, nada de confusão!