Já incluída no roteiro turístico oficial da Copa do Mundo de 2014, Foz do Iguaçu quer também habilitar-se para ser o centro de treinamento de uma das 32 seleções que vêm participar da disputa no Brasil. Na próxima terça-feira (16) uma delegação do Fundo Iguaçu e da Prefeitura irá ao Rio de Janeiro para defender a candidatura de Foz do Iguaçu ao comitê organizador da Copa do Mundo.
Segundo Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo Iguaçu, Foz do Iguaçu tem um diferencial importante em relação às outras cidades candidatas a Team Base Camp da Copa. Pela localização estratégica, está apenas a uma hora de voo de Curitiba, Porto Alegre e Cuiabá, cidades que sediarão os jogos; está ainda a uma hora e meia de São Paulo e a menos de duas horas de Brasília e Rio de Janeiro, também sedes de disputas.
Em relação à infraestrutura para treinamento, Foz do Iguaçu inscreveu os estádios do ABC e do Flamengo Esporte Clube na Vila Yolanda, e a estrutura do Iguassu Resort, além de três hotéis para abrigar a seleção que optar pela cidade – o próprio Iguassu Resort, o Bourbon e o Mabu. “Agora, estamos sendo chamados a fazer a defesa técnica da nossa candidatura perante o Comitê Organizador Local e a Fifa”, explica Piolla.
Caso seja selecionado um dos dois primeiros campos, ABC ou Flamengo, já foi elaborado um projeto de arquitetura e engenharia para reforma dos vestiários e melhorias gerais, apontadas como necessárias pela vistoria feita pela Fifa, no ano passado. O gramado dos três campos também terá que ser readequado, para atender aos padrões da Fifa.
O sorteio das chaves está previsto para o dia 6 de dezembro, quando as seleções de cada país irão conhecer os locais de jogos e poderão, a partir disso, escolher as cidades onde farão os treinamentos.