Search
Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu atrai eventos de grande porte

Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu assume cada vez mais o seu protagonismo no mercado de eventos, feiras e congressos realizados no Brasil. Dispondo de uma excelente infraestrutura de hotéis e centros de convenções, a cidade chega a sediar diversos eventos ao mesmo tempo. Devido à proximidade com Argentina e Paraguai, Foz também acolhe eventos desses países, inflando ainda mais o seu calendário.

Nos próximos anos, a expectativa é de que a cidade sedie dezenas de conferências, feiras, seminários e congressos – tanto nacionais quanto internacionais. Um crescimento pujante e constante que fez com que Foz do Iguaçu assumisse a terceira posição no ranking da International Congress and Convention Association (ICAA) de cidades brasileiras que mais sediam eventos de caráter internacional, ficando atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.

Foto: SamirNosteb

Muito desse sucesso deve-se ao excelente trabalho realizado pelo Visit Iguassu. A entidade, fundada em 2007, é fruto da união de empresas locais com empresas vizinhas de Ciudad del Este e Puerto Iguazú.

Seu trabalho visa promover a cidade e incentivar a realização de eventos. Segundo a organização, os eventos em Foz do Iguaçu tiveram um aumento de 25% em 2018, totalizando 86 ao longo do ano. Estima-se um total de 45 mil participantes de feiras e congressos que ajudaram a injetar mais de 75 milhões de reais na economia da cidade, impactando todos os setores voltados ao turismo.

Dentre os maiores eventos internacionais sediados em Foz do Iguaçu nos últimos anos, destacamos o 27º Encontro da América Latina e Caribe de Registro de Endereços de Internet, o Fluid Mechanics and Thermodynamics, a 9º World Conference on Experimental Heat Transfer e a 7º World Conferende on Ecological Restoration. Todos os eventos tiveram o suporte do Visit Iguassu.

Para os próximos anos, a cidade já conta com um calendário movimentado e a garantia de milhões sendo injetados na economia local. Graças ao recente decreto assinado pela prefeitura, a captação de eventos no município ganhou um novo impulso. A medida simplifica os processos para se obter um alvará e promete facilitar a vida de promotores e organizadores de grandes eventos, aquecendo ainda mais esse mercado.

Foto: Manoel Messias

Dentre os principais eventos anuais realizados em Foz, destacamos a Feira de Artesanatos e Alimentos, a FARTAL, organizada pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Uma feira tradicional que reúne gastronomia e arte e acontece há 42 edições. Na edição mais recente, realizada no Parque Charrua, nada menos que 230 mil visitantes marcaram presença e aproveitaram a intensa programação de exposições e shows com celebrados artistas da nossa música, como Jota Quest e Elba Ramalho.

Outra grande atração da cidade é o também tradicional Festival de Turismo das Cataratas, um dos mais importantes da região. Com a presença dos principais nomes do turismo de Foz do Iguaçu e municípios vizinhos, o festival visa promover a troca entre empresas do setor para alavancar ainda mais os negócios na região. Em sua 14º edição, o evento atrai operadores de turismo, agentes de viagem, companhias aéreas, profissionais da hotelaria e influenciadores digitais.

Outro grande evento que acontece anualmente em Foz do Iguaçu é o Brazilian Series of Poker (BSOP), o maior campeonato de poker do Brasil. A cidade sedia uma das etapas da competição mais prestigiosa do país. Em 2017, Foz do Iguaçu foi palco da centésima etapa da história do BSOP e bateu o recorde de inscritos em edições realizadas fora de São Paulo.

Rodolfo Tanaka, há 20 anos vivendo em Foz, faturou o caneco. O poker, aliás, vive um momento dourado no Brasil com um crescimento avassalador. O esporte mental não para de evoluir e atrai cada vez mais adeptos. Com uma variedade imensa de modalidades (Texas Hold’’em, Omaha, Seven Card Stud, Five Card Draw, Courchevel), o poker não para de inovar também através do uso de novas tecnologias.

Sites como o Betway, por exemplo, oferecem diversas variações de video poker online. E há mesmo plataformas que incluem a possibilidade de jogar através de realidade virtual. Isso mostra que o poker veio para ficar e tem em Foz do Iguaçu uma de suas principais sedes no país.

Ainda no campo esportivo, vale destacar a Meia Maratona das Cataratas. Contando com uma das mais belas paisagens entre todas as maratonas do planeta, a Meia Maratona atraia corredores de todo o país para disputar nas provas de 8 e 21 quilômetros. O trajeto exuberante liga a porção urbana de Foz com o Parque das Cataratas, transformando esta disputa numa atração única. Em 2018, os grandes campeões foram Ícaro da Silva, no masculino, e Maria Aparecida Chaves Vaz, no feminino.

Para provar que Foz do Iguaçu está realmente preparada para o futuro, a realização do Latinoware coloca a cidade no centro da discussão do universo de softwares e tecnologias. Com a presença de ilustres palestrantes e as maiores autoridades do assunto, este encontro firma-se como um dos mais importantes de tecnologia da informação em todo o hemisfério sul.

Todos esses eventos são apenas exemplos do potencial que Foz do Iguaçu demonstra ao longo dos anos. Cada vez mais apta a receber encontros de grande porte, a cidade ocupa de vez o seu lugar de destaque no cenário nacional e vira uma referência continental em feiras e congressos.

Previous slide
Next slide