Foto: Lebos Ribeiro Chaguri / Imprensa Náutica |
O paulista "Lebinho" vai competir na F1 Powerboat |
Esqueça o asfalto, as muretas de proteção, as “zebras” sobre as curvas. Tudo isso você está acostumado a ver nas corridas de Fórmula 1, seja pela televisão ou no autódromo onde ocorre o evento. Só que entre os dias 5 e 6 de junho, a F-1 irá mudar.
Pelo menos na região de Puerto Iguazú, na Argentina, fronteira com Foz do Iguaçu. Nestes dias acontece pela primeira vez uma etapa do campeonato Sul-Americano de motonáutica: a F1 Powerboat. Será a segunda etapa do calendário 2010. A prova foi batizada como Grand Prêmio de Puerto Iguazú e acontecerá nas águas do rio Iguaçu.
Os barcos usados na motonáutica podem chegar até 300 km/h e custam aproximadamente R$ 1,8 milhão cada. Não à toa, são chamados de "F1 dos mares", embora a corrida na Argentina seja realizada em um rio.
O destaque da etapa argentina será a presença do campeão brasileiro, o paulista Lebor Ribeiro Chaguri, o popular “Lebinho”. Ele ficou em sétimo lugar em sua estreia na equipe Misiones e se prepara para estrear sua própria equipe em Puerto Iguazú.
Para o diretor da F1 Powerboat, Hernan Diaz Fraga, “a presença da categoria na província de Misiones é essencial pela sua importância como destino turístico e tradição relacionada à navegação”, definiu Diaz.