Os turistas que assistiram à iluminação da barragem no último dia 30 puderam apreciar uma inusitada queima de fogos para brindar a chegada do ano novo. E não foi pouca gente não. Desde cedo, o movimento no Centro de Recepção do Visitante foi intenso. Doze ônibus levaram todo esse público para apreciar a beleza de luzes brilhando na barragem e estourando em bolas coloridas no céu.
O show começou ao som do saxofone. “Carinhoso”, de Pixinguinha, ressoou pelo mirante central e despertou uma bailarina em forma de feixe de água. Como se a música controlasse a água, a bailarina dançou e fez uma apresentação acrobática no tecido.
Após os aplausos, o público viu um documentário sobre Itaipu, aquela muralha de concreto diante da qual todos esperavam ver as luzes coloridas. O som ritmado fez acender uma a uma as luzes e a muralha começou a ganhar cores. No final, andar a andar do Edifício de Produção foi iluminado. “Esta é a iluminação da barragem de Itaipu”, exclamou a apresentadora.
Pipocaram os flashes e os suspiros ainda antes dos fogos. E muito mais depois deles. Por quase um minuto o céu de Itaipu foi iluminado por uma chuva de luzes coloridas. Luzes para coroar um ano de recorde histórico e trazer bons ares para 2009.