
O final de semana de Foz do Iguaçu está repleto de atrações culturais de qualidade e o mais importante, todas com entrada franca. A programação conta com espetáculos de companhias conceituadas do país, como “Hoje é Dia de Rock” (Teatro de Comédia do Paraná), e “Memória de Brinquedo” (Curitiba Cia de Dança) e também com atrações locais como o “Cê na Sexta” e especial do Dia do Choro com “Chorando em Guarani”, que marcam a qualidade das produções artísticas da região trinacional. A programação cultural que é totalmente gratuita envolve parcerias entre Fundação Cultural com a Unila, PTI, Itaipu Binacional e Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).
A agenda cultural tem início nesta sexta-feira, 20, às 19h30, na Fundação Cultural, com o espetáculo “Arte e Movimento” que conta com apresentação de dança em vários ritmos, tais como jazz, ballet, street, entre outras modalidades. A atividade integra o “Cê na Sexta”, programa que já é ponto de encontro da cultura com a comunidade todas as sextas-feiras à noite na Fundação Cultural.
Depois do Cê na Sexta, na mesma noite, a partir das 21h30, a Feirinha noturna das sextas recebe várias atrações culturais. Além de toda a oferta gastronômica e a variedade de artesanato e produtos, a Praça da Paz contará com a apresentação de bandas, circo e poesia. As atrações marcam a criação do Coletivo Underground da Fronteira, que reúne agentes culturais e músicos da cena alternativa da cidade.
No sábado, 21, é a vez de uma das atrações mais aclamadas na cena cultural do país: a turnê do espetáculo “Hoje é Dia de Rock”, do Teatro de Comédia do Paraná, chega a Foz do Iguaçu. A superprodução de teatro acontece às 20h, no Cineteatro Barrageiros, e é voltada para pessoas maiores de 14 anos. Para participar é preciso se inscrever com antecedência através do link: https://webforms.pti.org.br/HojeEdiaDeRock e comparecer com antecedência no CRV (Centro de Recepção de Visitantes). O transporte até o Cineteatro acontecerá entre 18h30 e 19h45.
O fechamento da agenda cultural do final de semana está repleta de diversidade. A primeira atração começa na Feirinha da Jk, às 9h30, com a apresentação do projeto “Chorando em Guarani”, uma roda-choro em homenagem ao Dia Nacional do Choro, celebrado dia 23 e também ao centenário de Jacob Bandolim, importante expoente do estilo e da música popular brasileira.
À noite, às 20h, o espetáculo “Memória de Brinquedo”, da Curitiba Cia de Dança, entra em cena no Teatro Barracão.