Com 25 votos a favor e 8 contra, o Senado do Paraguai aprovou, na tarde de ontem (26), o projeto de lei que estabelece o horário de verão permanente no país. A proposta segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados, que já emitiu pareceres favoráveis à aprovação.
O senador Derlis Maidana, presidente da Comissão de Legislação, explicou que a adoção de um calendário oficial único ao longo do ano, como já ocorre na maioria dos países sul-americanos, é benéfica. “Destaca-se o maior aproveitamento da luz solar e, portanto, o menor consumo de energia elétrica, o que terá um impacto positivo na economia dos compatriotas, reduzindo simultaneamente as emissões de carbono e outros impactos ambientais”, afirmou Maidana.
O senador também mencionou que a adoção do horário de verão permanente ajudaria a reduzir os acidentes de trânsito devido ao melhor aproveitamento da luz solar, além de promover uma melhor convivência social, recreativa e familiar, com impacto positivo na saúde da população.
Um dos proponentes da lei, Basilio Núñez, lembrou que o debate sobre a unificação do calendário oficial no Paraguai teve início ainda em seu mandato anterior, quando o então deputado Sebastián García apresentou a proposta. Na época, a iniciativa teve apoio na Câmara dos Deputados, mas foi rejeitada no Senado.
Benefícios
A nova proposta, agora originada no Senado e apoiada por legisladores de diversos grupos, considerou um relatório da Ande (Administração Nacional de Eletricidade do Paraguai) sobre o impacto da alteração do horário na demanda por energia. O relatório concluiu que a mudança não afetaria negativamente o consumo energético.
Atualmente, o Paraguai está na zona de horário UTC – 4, junto com Bolívia, Venezuela e partes do Brasil e Chile. Já o sudeste e sul do Brasil, Argentina e Uruguai estão na zona de horário UTC – 3. O Paraguai adota o horário de verão anualmente entre o primeiro domingo de outubro e o quarto domingo de março. Com a nova lei, o Paraguai passaria a estar o ano todo no horário UTC – 3, eliminando a diferença de horário entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Isso eliminaria uma das maiores dificuldades dos viajantes brasileiros interessados nas compras no Paraguai, a adaptação ao horário de funcionamento das lojas no lado paraguaio da fronteira.
Fotos: Reprodução/Imagens da Internet. Com informações do Jornal ABC Color.