Responsável por um dos ramos mais populares do entretenimento – meu preferido, confesso – a música tem o poder de provocar escapismo. São realizações absurdas, como a capacidade de transportar os ouvintes para outros locais e tempos, mesmo que apenas em pensamento.
Foto: Divulgação |
Esse final de semana o iguaçuense pode comprovar isso, deixando-se levar pelas novas e também pelas saudosas melodias românticas do veterano Daniel ou pela recente levada roqueira do Charme Chulo.
Gramadão da Vila A – O cantor sertanejo Daniel fará um show gratuito no domingo (26), em comemoração aos 25 anos da TV Naipi (filial do grupo Massa, subsidiaria do SBT). Excetuando ocasiões em que tenha dispensado o singelo nome artístico, Daniel dispensa apresentações. José Daniel Camillo lançou o seu primeiro álbum lá em 1985, quando ainda integrava a dupla emergente João Paulo e Daniel. Mas, desde 73, com 5 anos de idade, o cantor já arranhava o violão e praticava a técnica vocal.
Com a dupla foram nove álbuns. Após a trágica morte do companheiro em um acidente de automóvel, em 1997, Daniel seguiu em carreira solo, o que deu continuidade ao enorme sucesso. Agora o cantor já tem 19 álbuns gravados sozinho, entre álbuns de estúdio e ao vivo.
Hoje, Daniel já não é mais caipiria. Dispensa o chapéu e investe no romântico. E é o mais recente show ("Turnê Raízes") que o cantor traz para Foz neste domingo, dando uma roupagem acústica para sua seleção de novos e velhos hits. E, o melhor de tudo: entrada franca! Leia mais, aqui.
Charme Chulo – Essa banda de nome inusitado surgiu em 2003, em Curitiba/PR, e é fruto de uma ideia aparentemente absurda, mas que deu certo: misturar o caipira de raiz com o rock inglês, a la Smiths.
Foto: Fernando Cesar |
Já vi um show da banda e atesto: a perfomanance é enérgica. Principalmente a do vocalista Igor, que parece estar sofrendo ataque de epilepsia, mas pode ficar tranquilo, é só o estilo dele mesmo, tal qual os vocalistas de Smiths e Joy Division (esse tinha problema mesmo) já faziam na década de 80.
Recentemente, o site oficial da banda sofreu uma restauração. Embora esteja pobre em informação, o legal é que agora ele disponibiliza os dois álbuns já lançados pelo grupo – o auto-intitulado, de 2007, e A Nova Onda Caipira, de 2009 – para download gratuito. Dá pra baixar, curtir (ou não) e chegar no show afiado e familiarizado com as canções. Para escutar as músicas em streaming, a dica é o Myspace e a Trama Virtual.
Eles se apresentam no sábado, no Zeppelin Old Bar. Mais informações em nossa agenda cultural.
Entrevista realizada no Programa Credencial no dia 17/04 deste ano
Prepare o chapéu, a bota, a camisa xadrez e bom final de semana!