O CINELATINO reservou para este mês a exibição de um dos filmes mais importantes do chamado Nuevo Cine Latinoamericano. Terra em Transe, do diretor brasileiro Glauber Rocha, será apresentado na próxima quarta-feira, 26, no Iguassu Boulevard.
A obra é a expressão cinematográfica do manifesto Estética da Fome, escrito pelo autor dois anos antes, em 1965. O filme constrói uma alegoria da política brasileira e latino-americana, tendo como temas centrais o populismo e as desilusões da esquerda frente aos sucessivos golpes militares.
“Em Terra em Transe, a Terra sem mal e a utopia se transformam no Eldorado da cobiça, da economia extrativista e depredatória”, afirma Rodrigo Bonciani, professor adjunto do curso de História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
A exibição do longa-metragem às 19h30, seguida de um debate sobre o tema. O debatedor será o professor Bonciani, doutor em História da América Latina. A entrada é gratuita.
Terra em Transe
Direção e roteiro: Glauber Rocha. Gênero: Ficção. Subgênero: Drama. Duração: 100 min. Ano: 1967. Classificação: 14 anos.
Sinopse
Em um país fictício chamado Eldorado, uma revolução política toma conta do ambiente. A luta pelo poder deixa o poeta e jornalista Paulo Martins bem no centro de todos os acontecimentos. Acreditando em uma mudança social, ele abandona o seu protetor Porfírio Díaz para viver em Alecrim, onde trabalhará para o político populista Felipe Vieira. Em uma situação em que um enorme sentimento de injustiça toma conta do poeta, ele finalmente entra para a luta armada.
SERVIÇO
Sunset Boulevard Cineclube – CINELATINO
Iguassu Boulevard – Cultura, Gastronomia e Lazer
Avenida das Cataratas, 1.118 – Foz do Iguaçu
Tel.: (45) 3545-4500
Entrada franca
Sessão: 19h30