Search
Previous slide
Next slide

Fiep apresenta projeto Cidades 2030 a Londrina

Previous slide
Next slide

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, estará em Londrina na sexta-feira (14) para apresentar o projeto Cidades 2030, que tem como meta a criação de planos de desenvolvimento para cidades e faz parte da iniciativa Cidades Inovadoras. O evento contará com a participação do prefeito Barbosa Neto, de representantes de órgãos públicos, como o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), de lideranças empresariais e membros da comunidade acadêmica. A reunião será na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), na Rua Minas Gerais, 297, e começa às 8h30.

O encontro desta sexta-feira é o primeiro passo para a criação do plano Londrina 2030. Será apresentada a metodologia já aplicada na estruturação do projeto Curitiba 2030, que parte de debates entre atores que conhecem bem os problemas da cidade. Eles estabelecem os temas prioritários que devem ser trabalhados e em seguida são feitos estudos sobre esses itens mais importantes. O plano é finalizado com a realização de painéis com especialistas que definem uma visão de futuro e linhas de ação em cada área.

A partir da apresentação, esses atores poderão trabalhar um plano de longo prazo que aproveite o que a comunidade já vem fazendo em Londrina. Não será apresentado um modelo pronto. O engajamento de atores locais de todos os setores é a condição para a formulação de um projeto de longo prazo, segundo Marília de Souza, coordenadora dos Observatórios Sesi/Senai e que explicará a metodologia em Londrina. “O mais importante é a constituição de um grupo estratégico que levante as prioridades para Londrina. Isso só pode ser feito por pessoas da cidade”, comenta.
 
O projeto 2030 já foi apresentado a cidades da região metropolitana de Curitiba (RMC) e despertou o interesse de outros municípios no Estado, entre eles Cascavel e São José dos Pinhais.
Previous slide
Next slide