A estimativa é do Complexo Turístico Itaipu, responsável pela administração do turismo na usina. Se confirmado, o desempenho de 2012 vai praticamente empatar com o do mesmo feriado de 2011, quando 6,5 mil turistas visitaram Itaipu. Mas com uma diferença: no ano passado, o 7 de setembro caiu no meio da semana e o balanço do setor considerou cinco dias – de quarta-feira a domingo.
Imagem: Assessoria |
Saída de visitantes do Centro de Recepção dos Visitantes. Expectativa é de 6 mil turistas no feriadão. |
De acordo com a gerente geral do complexo, Jurema Fernandes, a projeção atual leva em conta a média dos últimos feriados – de 2 mil visitantes por dia, incluindo o final de semana.
Para dar conta do movimento, foi contratado um ônibus extra para a Visita Panorâmica, a mais procurada pelos turistas. Por isso, as saídas serão a cada meia hora – e não a cada hora, como nos dias normais. Também haverá saídas extras para o Circuito Especial.
Novo recorde
O feriado de 7 de setembro deve ajudar o turismo de Itaipu a estabelecer novo recorde de visitação em 2012. Nos oito primeiros meses do ano, a usina recebeu atraiu 298.467 visitantes, volume 16% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em agosto, o número superou os 32 mil visitantes, salto de 45,5% em relação a agosto de 2011. O levantamento não computa as visitas institucionais, as técnico-científicas e as recebidas pela margem paraguaia da usina.