A Praça da Paz recebe mais uma programação especial neste domingo, 08. A partir das 10h30, a capoeira pedagógica envolverá o público da feirinha da JK nos jogos e ritmos de uma luta que mistura canções, danças e gingado. A realização é da Fundação Cultural em parceria com o Grupo Muzenza de Capoeira e Associação de Capoeira Pedagógica (ACAPE).
A Acape vem desenvolvendo o projeto em 16 escolas do município, envolvendo mais de 800 alunos. A expectativa é que participem da apresentação mais de 70 alunos.
Além da roda, eles vão promover um show de maculelê, uma dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena que utiliza bastões para representar uma lenda de um jovem guerreiro.
A apresentação também fará interação com o público. Ao som do berimbau, pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças a idosos, poderão entrar na roda e experimentar um jogo que além de desenvolver a parte motora e física, valoriza as raízes e a cultura afro-brasileira.
Segundo o coordenador do projeto, professor Fábio Castilha, o objetivo da capoeira pedagógica é transformar a luta em uma ferramenta de ensino, possibilitando a integração e a socialização das crianças. “O projeto já tem dez anos e promove a educação através da prática da capoeira e conta com muitos resultados que contribuem para projetar um futuro saudável para as crianças”.
A roda de Capoeira é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014, quando recebeu o título da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.