ABAV |
ABAV 2008 |
A Feira das Américas, que acontece entre 21 e 23 de outubro, no Riocentro, tem um histórico que comprova, em números, o crescimento do evento e, consequentemente, a importância do mesmo para a cidade que o abriga.
Nos últimos anos, a metragem útil do evento cresceu consideravelmente. Em 2003, quando a Feira foi fixada no Rio de Janeiro, foram utilizados 17.118 m2; em 2004, 19.353 m2; em 2005, 24.094 m2; em 2006, 27.585 m2; em 2007, 27.280 m2 e em 2008, a metragem útil saltou para 50 mil metros quadrados. “Em 2008, pela primeira vez, os cinco pavilhões do Riocentro foram ocupados. Desta forma, temos espaço para crescer 2,5 vezes no Pavilhão 2 e mais de 4 mil m2 no Pavilhão 3”, explicou o presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira.
O número de participantes também despontou. Enquanto em 2006, foram recebidos 22.824 profissionais, em 2007 esse número passou para 23.701 e, em 2008, para 26.715. Para 2009, a expectativa é atrair 30 mil pessoas para o evento.
Para este ano, centenas de empresas relacionadas ao turismo já confirmaram participação na Feira das Américas. São operadoras de turismo apresentando seus pacotes, operadoras marítimas apresentando sua nova temporada de cruzeiros, companhias aéreas nacionais e estrangeiras divulgando suas rotas tradicionais e também as novidades, locadoras de automóveis divulgando seus serviços, destinos nacionais e internacionais dando uma amostra das suas peculiaridades, empresas de seguros de viagem informando sobre seus produtos, além de GDSs, empresas de informática e veículos de comunicação.
Ferreira destaca que o evento representa o maior encontro profissional do setor de turismo na América Latina e é considerado fundamental para alavancar negócios e consolidar marcas das empresas expositoras, além de fomentar uma aproximação efetiva com os agentes de viagem, parte essencial da cadeia de distribuição do turismo. “É a maneira mais abrangente de divulgar produto e destino para todo o trade. Além disso, o evento proporciona um ambiente de estabelecimento de parceiras comerciais e prospecção de novos negócios”, ressalta o presidente da ABAV Nacional.
A adesão de grandes jornais, revistas de atualidades e veículos dedicados ao trade turístico é mais um indicador do sucesso. A expectativa é que o número de jornalistas inscritos – mais de 700 em 2008, seja ainda maior este ano. Segundo Ferreira, o papel da imprensa e dos meios de comunicação na alavancagem do turismo é fundamental.
Além disso, o evento conta com delegações estrangeiras que representam todos os setores da indústria do turismo nacional e internacional, e inclui ainda Órgãos Oficiais, Associações de Turismo, Empresas de Turismo, Hotéis, Sistemas de Informação e Empresas Jornalísticas.
Considerada a vitrine do turismo brasileiro para o setor especializado, nacional e internacional, a ABAV 2009 está sendo comercializada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado que está responsável também pela promoção, organização, operacionalização e montagem da Feira das Américas.
Em paralelo ao evento, acontece o Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, que visa preparar o agente de viagens para as tendências do setor, debater temas atuais e ouvir os mais diversos players da indústria, através de seminários e plenárias.
Durante o Congresso, participantes do Brasil e do exterior têm oportunidade de selecionar as atividades que melhor contemplem o interesse de cada um, tendo em vista a programação simultânea de seminários pluritemáticos nos três dias de realização do evento.