A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, inaugurou nesta sexta-feira, 12, a Feira Agroecológica no Terminal de Transporte Urbano Pedro Antonio de Nadai, na Avenida JK.
Agora, moradores e turistas que passam diariamente pelo local terão a oportunidade de adquirir produtos frescos direto do produtor. São pães, doces, salames, compotas, verduras, legumes, além de cachaças coloniais e uma variedade de produtos a base de peixes.
“Pra nós é muito bom, porque temos onde escoar toda a nossa produção e ainda melhorar a renda”, disse a produtora e presidente da Associação dos Pescadores e Psicultores do Lago de Itaipu (Applifi) Fátima Silva. “Teremos aqui uma variedade de peixes, como tilápia, pacu, piapara, além de produtos congelados, como a coxinha de tilápia, o quibe de peixe e a linguiça de peixe defumada”, contou.
Além da Apllifi, o município estabeleceu parceria com a Aprofoz, Associação dos Produtores Rurais de Foz do Iguaçu, para a comercialização de produtos no espaço.
“A feira agroecológica é um modelo de produção da agricultura familiar, voltada a produtos orgânicos. A novidade é que conseguimos reunir neste espaço produtos da agricultura familiar com o pescado, então teremos aqui peixe fresco todos os dias, produzidos pela cadeia de pescado local”, explicou o secretario de agricultura Michieu Platini.
Segundo ele, um ponto fixo para a comercialização de produtos era um sonho antigo dos produtores. “Era um desejo deles e também um projeto nosso, em levar esses produtos para o maior número de pessoas. Com o apoio do Foztrans, que cedeu a sala, conseguimos concretizar essa ideia”, afirmou.
A sala foi disponibilizada pelo Foztrans, que administra o TTU, e será mantida pelos próprios agricultores. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas.