A Feira Internacional da Indústria da Construção aberta nesta terça-feira (24) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, é parte da programação do Ano Econômico da França no Brasil, comemorado em 2009. O objetivo é ampliar as relações comerciais e econômicas entre os dois países. Mais de 30 ações estão programadas nas principais cidades brasileiras.
A iniciativa tem como desafio difundir as especialidades da França contemporânea, promovendo os setores de tecnologia, pesquisa, inovação, criatividade, design e e diversidade como segmentos de destaque ao longo do ano. Além de mostrar a experiência francesa no setor da construção, com unidades ambientalmente sustentáveis, a feira inclui o seminário Cidades Sustentáveis.
O representante da Missão Econômica da França em São Paulo, Eric Farcette, destaca a importância deste primeiro evento. "A gente está atuando de duas formas. Uma institucional, que é mostrar a experiência francesa para alcançar o desenvolvimento sustentável. Por outro lado, a Fundação Vanzolini (parceira da missão) está trazendo para o Brasil a certificação de qualidade ambiental Aqua".
Farcette explicou que uma casa totalmente sustentável será a atração da feira. "É a Aqua, uma verdadeira casa sustentável de 100 metros quadrados. O intuito é mostrar, de forma concreta, como podem ser aplicados conceitos de construção sustentável.
Entre os setores que serão trabalhados durante o ano estão agroindústria, alimentos, infra-estrutura, transporte, construção, aeronáutica, construção naval, energia, petróleo, meio ambiente, turismo, tecnologia da informação, saúde, biotecnologia, bens de consumo e de capital.
Para os dirigentes franceses, o Brasil é um grande aliado comercial em tempos de crise, pois tem uma perspectiva de crescimento econômico acima da média mundial e é aberto a novas tecnologias.