![](https://www.clickfozdoiguacu.com.br/wp-content/uploads/2018/10/felipe_borges-1024x632.jpg)
Os principais nomes da canoagem slalom no Brasil confirmaram o favoritismo e levaram o ouro no Campeonato Brasileiro da modalidade, neste domingo, 14, no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. Também não houve surpresa na disputa entre as equipes: o Instituto Meninos do Lago (Imel) – que vem dominando as competições nacionais nos últimos anos e representa os atletas de Foz – foi a associação campeã, com o triplo da pontuação da segunda colocada.
Ao todo, 93 atletas de sete equipes de várias partes do País participaram de 15 provas desde o inicio do evento, na terça-feira, 09.
Representante do Imel e favorita entre as mulheres, Ana Sátila competiu no K1 (caiaque individual) e C1 (canoa individual) Feminino Sênior e venceu ambas. “Foram três dias longos, com duas descidas por categoria, ou seja, desci quatro vezes por dia. Cansa, mas vale a pena”, disse. Ao seu lado, no pódio do C1 estava sua irmã, Omira Estácia. O bronze ficou com Marina Souza. No K1, as três estiveram novamente no pódio, com uma diferença: Marina foi prata e Omira, bronze.
![](https://www.clickfozdoiguacu.com.br/wp-content/uploads/2018/10/podio_ana_satila_IMG_8345_2_resized-1024x666.jpg)
Invicto há nove anos no K1 do Campeonato Brasileiro, Pedro Gonçalves, o Pepê, também não deu chance para os adversários. “Por ser o favorito, tenho que mostrar o melhor a cada dia, a cada hora. Foi uma das provas mais difíceis do ano e estou muito feliz com esse resultado”, afirmou o atleta representante da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (Apen). A prata ficou com Fábio Rodrigues (Imel) e o bronze com Guilherme Mapelli, da equipe Asteca, de Três Coroas (RS).
Revelado pelo projeto social Meninos do Lago, o iguaçuense Felipe Borges – que já foi campeão pan-americano e disputou a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 – conquistou com tranquilidade o primeiro lugar no C1 Masculino Sênior.
Para ele, o nível da competição no Canal Itaipu mostrou que a canoa brasileira está cada vez melhor. “Meu desempenho foi muito bom e acho que mostramos que devemos também competir internacionalmente”, ressaltou. Thiago Serra, em segundo, e Denis Quellis, em terceiro, ambos da Associação de Canoagem de Piracicaba (Ascapi), de Piracicaba (SP), completaram o pódio.
Confira o resultado completo de todas as provas no link.
Seletiva Nacional
Paralelamente ao Campeonato Brasileiro também houve a seletiva para definir os atletas que representarão o Brasil nas competições internacionais de 2019. Foi a primeira etapa da Seletiva Nacional, que ainda terá outra etapa, no início do ano que vem. Confira a lista completa no links abaixo.
Resultado entre as associações
O Instituto Meninos do Lago (Imel) encerrou o Campeonato Brasileiro com 3.100 pontos. Em segundo, com 925 pontos, uma surpresa: a Itiquira Canoagem Clube (Icac), do Mato Grosso (MT). O resultado foi comemorado pela associação mato-grossense, pois foi a primeira vez que ela superou a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (Apen), de Piraju (SP), a terceira colocada, com 883 pontos.
Confira os resultados completo das associações.
O projeto Meninos do Lago
![](https://www.clickfozdoiguacu.com.br/wp-content/uploads/2018/10/canoagem-1024x623.jpg)
Boa parte dos atletas que estiveram no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom encerrado neste domingo deram as primeiras remadas no Canal Itaipu, como participantes do Projeto Meninos do Lago – patrocinado pela Itaipu Binacional e desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan).
Por ele, alunos de escolas públicas de Foz do Iguaçu aprendem a modalidade no contraturno escolar, em aulas realizadas no Canal Itaipu, dentro da usina, sob supervisão da Fepacan. A iniciativa logo se se transformou no “projeto modelo” da Confederação Brasileira de Canoagem em função dos bons resultados e da inovadora metodologia de trabalho. Hoje, é considerada a melhor escola de canoagem slalom do País. Em março deste ano a Itaipu anunciou a ampliação do projeto, passando de 100 atletas atendidos para 600 nos próximos cinco anos.
As conquistas na água fizeram com que os atletas de Foz do Iguaçu adquirissem o direito a participar do Programa Bolsa Atleta, auxílio do governo federal voltado aos atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. Como o regulamento exige que os atletas estejam filiados a uma entidade de prática desportiva (associação ou clube), a Fepacan promoveu a fundação do instituto que leva o mesmo nome do projeto: o Imel.
Hoje, o Imel representa os atletas do projeto e demais canoístas de Foz do Iguaçu – inclusive os integrantes da seleção brasileira permanente, que tem sede na cidade. O Imel vem dominando o Ranking Nacional da Confederação Brasileira de Canoagem desde o ano de 2010.