A exposição “Aquarelando” está encantando o público que visita a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A mostra é composta por 90 aquarelas produzidas por 10 artistas plásticas iguaçuenses, e permanece aberta para visitação até o dia 23 de novembro. A entrada é franca.
Um dos visitantes ilustres, o professor José Afonso de Oliveira, descreveu, em sua coluna em um portal da cidade, a emoção que lhe tomou conta ao contemplar as obras. “Tive a grata satisfação de participar de uma exposição de aquarelas realizada na Fundação Cultural. Algo maravilhoso, surpreendente e de uma simplicidade encantadora”.
Com temáticas livres – que atravessam paisagens e subjetividades – as aquarelas trazem uma característica em comum: todas são produções de artistas plásticas mulheres que imprimiram a sutileza e a sensibilidade na aplicação de uma técnica que exige um cuidado minucioso para expressão desta arte considerada milenar.
A exposição é organizada pelo Grupo Gênesis, que há vinte anos trabalha na expressão das várias linguagens das artes plásticas. Sob a coordenação da artista Loty Ferreira, esta é a primeira vez que o grupo realiza uma exposição de aquarelas.
“Nós estamos há mais de um ano e meio realizando estudos e pesquisas para domínio da técnica. Nos reunimos semanalmente em dois grupos para aprimorar a prática. A aquarela é especial, ela é suavidade, exige cuidados para lidar com a transparência e com as cores, é uma arte de sutilezas”,explicou Loty. Além dela, compõem a exposição as aquarelista: Ana Rita Dotto; Fadua Fakih.; Ritsuto Yamane; Izabel Cecatto; Jane Clauce; Lourete Roncato da Silveira; Luciana Hespanhol; Marcia Molina; Zalete Chimanski.
A maioria das artistas também integra a Acapi – Associação Cultural dos Artistas Plásticos de Foz do Iguaçu.