No mês de abril, importantes eventos estão no calendário de Foz do Iguaçu. Ao todo seis congressos, simpósios e seminários serão realizados na cidade, todos captados com o apoio do Iguassu Convention & Visitors Bureau. Juntos, eles deverão trazer aproximadamente 4,4 mil pessoas para o Destino Iguaçu e movimentarão quatro grandes centros de convenções (Bourbon Cataratas, Mabu Thermas, Rafain Palace e Recanto Cataratas), além da Faculdade UDC.
Ontem, 04, teve início e segue até sábado, 07, o 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, com cerca de 1.600 participantes no Hotel Bourbon Cataratas. Hoje, 05, tem a abertura do 16º Congresso Internacional das Indústrias, no Recanto Cataratas Resort. São esperadas 400 pessoas. No sábado, 07, a UDC Monjolo recebe o 3º Seminário de Gestão, Projetos e Liderança do Paraná, que deve reunir 200 pessoas.
De 11 a 14 deste mês, será a vez do 43º Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo. Cerca de mil participantes irão movimentar a área de eventos do Recanto Cataratas Resort. Entre os dias 19 e 21 de abril, 600 especialistas de todo o país e da América do Sul participarão do Congresso Brasileiro e VI Convenção Latino-americana de Hérnia, no Mabu Thermas. Por fim, de 26 a 28 deste mês, o VII Congresso de Odontologia do Mercosul (Odontomerco) reunirá cerca de 600 profissionais no Rafain Palace Hotel.
Pesquisas – De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizado em 2014, que aponta o gasto médio do congressista a U$ 329,39 por pessoa/dia, as 15.200 room nights previstas em Iguaçu, geradas nesses seis eventos irão proporcionar uma receita de aproximadamente R$ 16,6 milhões para o Destino. Outra pesquisa, feita no ano passado pelo Instituto para Desenvolvimento da Região Trinacional (Polo Iguassu), em parceria com o Iguassu CVB, revela que um único evento pode ocupar mais de 38 meios de hospedagem (hotéis e pousadas), movimentar 29 restaurantes e 18 atrativos do destino.
“O estudo comprova que os eventos realizados no destino movimentam, direta e indiretamente, uma rede de empresas locais como hotéis, restaurantes, atrativos, agências de turismo receptivo, táxis, montagem de estandes, produtoras, recepcionistas, supermercados, panificadoras, lavanderias, transportadoras e o comércio em geral”, destaca o gerente de eventos do Iguassu CVB, Alexandre Jung.
Ele também lembra que o segmento MICE (Meetings, Incentive, Congress & Exhibitions –Congressos, Convenções, Incentivos e Feiras) é importante não só do ponto de vista econômico, mas por oferecer oportunidades de conhecimento aos profissionais locais, sejam eles médicos, biólogos, estudantes, professores, engenheiros, advogados, entre outros.