O show room teve início na segunda (22) e segue até quinta-feira (25). São esperados lojistas e compradores de todo o Brasil, Argentina e Paraguai. O grande desafio desta edição do evento é bater a marca de mais de R$ 5 milhões em negócios fechados e prospectados, realizados na edição anterior.
A expectativa dos empresários que expõem seus produtos é fechar negócios e conhecer um pouco mais da produção regional no Estado. “Se seguirmos a tendência de crescimento, em relação aos anos anteriores, vamos ultrapassar R$ 10 milhões em negócios”, destaca Marcos Koslovski, coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep.
Parceria de sucesso – O vice-presidente da Fiep e empresário do setor, Adilson Filipaki, conta que sua principal parceria comercial é resultado de sua participação no show room de negócios do PBC nos dois últimos anos. “Foi participando do show room do Paraná Business Collection que conheci e iniciei contatos comerciais com meu principal cliente atual, uma empresa do Rio Grande do Sul”, conta.
Ele incentiva os empresários a participarem do evento. “Quem trabalha com moda tem que estar presente aqui. A participação no PBC dá visibilidade ao produto e permite muitos contatos com clientes em potencial. Certamente, parcerias de sucesso podem ser iniciadas aqui”, afirma. Filipaki desfila pela primeira vez sua marca no evento, a Joyful, moda sustentável desenvolvida com matéria-prima orgânica. A marca é resultado de um projeto desenvolvido em parceria com o Senai Paraná.
Participam do show room empresas de todas as regiões do Estado. Do Noroeste, por exemplo, expõem suas coleções as marcas Chita Brasil (Mandaguari), La Bijorca e Sinistra (Maringá). Da região Norte participam a Griffe Company e Tema X (Apucarana) e Pura Raça (Londrina). Já do Oeste e Sudoeste estão presentes a Full Hill (Santo Antônio do Sudoeste), A Kamizaria (Cascavel) e Raffer (Francisco Beltrão). Curitiba e Região Metropolitana também participam do PBC com as grifes Camoa Brasil, Lafort, e Martertex (São José dos Pinhais).
A grife Lucia Figueiredo, da pequena Japurá, que fica a 25 km de Cianorte, no noroeste do Estado, também já possui tradição no PBC. Para o show room de negócios 2010, a marca trará sua coleção Outono/Inverno buscando prospectar novos clientes e ganhar ainda maior visibilidade. Segundo Luciano Silva, responsável pelo departamento de marketing da Lucia Figueredo, “é importante que nós, produtores do Paraná, divulguemos o que está sendo feito no estado. Dessa forma, podemos mostrar que nossas criações não perdem em nada para as empresas do Rio de Janeiro e de São Paulo”.
Esta será a primeira vez que marcas de acessórios participarão do show room de negócios do PBC. Um dos destaques são as empresas de Apucarana, produtoras de bonés. “Será uma excelente oportunidade para mostramos um pouco do que é produzido no polo de Apucarana. Acreditamos que o PBC seja uma vitrine para nossos produtos, ainda mais agora que teremos uma Copa do Mundo e as Olimpíadas, que devem impulsionar novamente as vendas do setor”, comenta o coordenador do Arranjo Produtivo Local (APL) de Bonés de Apucarana, Jayme Leonel.