28 de abril é o Dia Mundial em Memória às Vitimas de Doenças e Acidentes de Trabalho e Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Esta data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, cujo determinante foi a explosão de uma mina nos Estados Unidos que matou 78 trabalhadores.
Nesta segunda-feira, 28 de abril, a partir das 9 horas, na Praça do Mitre, a 9ª Regional de Saúde, através do Comitê Regional de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho da 9ª Região do PR/CRIOART promoverá uma mobilização envolvendo as classes sindicais do município, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, trabalhadores de diversos ramos produtivos, Conselho Municipal do Trabalho e da Saúde e demais entidades afins.
A 9ª Regional de Saúde é a representante da Secretaria de Estado da Saúde nesta região e é composta por nove municípios sendo Foz do Iguaçu o município sede. No período de 2010 até o momento foram notificados na 9ª Regional de Saúde um total de 668 acidentes graves, dos quais 39 óbitos, 27 casos de incapacidade parcial permanente e 06 casos de incapacidade total permanente. Do total de acidentes graves, 485 ocorreram em Foz do Iguaçu.
No Brasil, morrem todos os anos, três mil trabalhadores – 1 morte a cada duas horas de trabalho – e outros 300 mil se acidentam, ou seja, 3 acidentes a cada minuto trabalhado.
“Lembramos que infelizmente a maioria das doenças e acidentes relacionados ao trabalho não são notificadas; são considerados subnotificados motivo pelo qual dificulta a intervenção para adequação do ambiente de trabalho gerando novas vítimas”, afirma Marilene Aparecida Padeski Lacerda, coordenadora Regional de Saúde do Trabalhador da 9ª Regional de Saúde e Coordenadora do Comitê Regional de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho.
SERVIÇO
Dia Mundial em Memória às Vitimas de Doenças e Acidentes de Trabalho
Data: 28/4 (segunda-feira)
Local: Praça do Mitre
Horário: das 9 às 11 horas