Search
Previous slide
Next slide

Estudantes reivindicam melhorias no Transporte Urbano de Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Um requerimento do vereador Zé Carlos sobre alterações na Lei que rege o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) foi aprovado por unanimidade na terça-feira (16) na Sessão da Câmara Municipal. “Desde o início, o Cartão Único está causando transtornos. Não só para a comunidade geral, mas para estudantes”, comenta o autor do requerimento.

O cartão para estudante da catraca eletrônica só pode ser utilizado entre o horário em que o aluno tem aula. Por exemplo, se ele está matriculado no período noturno, o uso do cartão só pode ser entre 17h e 24h. “A atividade do estudante é muito mais que dentro da sala de aula. Aos sábados, por exemplo, eles têm aula, e não podem utilizar o cartão”, explica a professora da Unioeste, Silvana Aparecida de Souza.
 
A reclamação por parte dos estudantes é a mesma: “Antigamente, com o vale transporte, não tínhamos horário. Temos estágios, aulas aos sábados, trabalhos para fazer na biblioteca, orientação com algum professor e o cartão não é liberado por causa do horário. Temos que tirar do nosso bolso”, conta a universitária Karine Patrícia Spheiffer. O vereador Nilton Bobato, enquanto fazia o uso da palavra, reconheceu que a “culpa é coletiva: dos Poderes Legislativo e Executivo. É um equívoco que temos que corrigir”.
 
Quem também sofre com o novo sistema de bilhetagem são os 850 alunos de cursos técnicos, como magistério, que não tem direito ao “meio-passe”. Isso, segundo o vereador Paulo Rúbio já está em pauta para solução. “Já nos reunimos com o Prefeito e ele irá encaminhar um novo projeto que irá solucionar todas essas problemáticas com os estudantes”, comenta.
 
Em abril, entrará em votação o requerimento do Vereador Carlos Juliano Budel propondo uma Audiência Pública para debater quais as melhorias ideais.
 
Moção de apaluso – A Secretaria Municipal de Educação recebeu uma Moção de Aplauso, a pedido do vereador Bobato, pela realização da IV Olimpíadas do Saber, das Artes e do Esporte. Para a cerimônia, estiveram presentes alunos, professores e diretores das escolas municipais que participaram dos jogos – juntamente com medalhas e troféus conquistados nas diversas modalidades. 
 
A Secretária de Educação, Joane Vilela, recebeu, agradecida, a homenagem e pediu que as Olimpíadas continuem independente de política, já que incentiva as crianças ao esporte, ensino e traz inúmeros benefícios.
 
Projetos aprovados – Na Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade já em 2ª discussão o Projeto de Lei sobre a implantação de vestiários e bicicletários nos Terminais de Transporte Urbano e Rodoviário Internacional, e também o Projeto que obriga a afixação de avisos nos estabelecimentos que tenham portas com detector de metais e outros do gênero, sobre riscos do equipamento para portadores de marcapasso. Ambos do vereador Zé Carlos.
 
Do vereador Carlos Juliano Budel, foi aprovado, também em 2ª discussão, o projeto sobre incentivo à educação no trânsito e ao respeito à Legislação pertinente no Município.
 
Do Prefeito Municipal, foi aprovado pela Câmara o projeto que autoriza o Poder Executivo a alienar mediante venda, imóveis de propriedade do município, através de procedimento licitatório.
Previous slide
Next slide