Um requerimento do vereador Zé Carlos sobre alterações na Lei que rege o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) foi aprovado por unanimidade na terça-feira (16) na Sessão da Câmara Municipal. “Desde o início, o Cartão Único está causando transtornos. Não só para a comunidade geral, mas para estudantes”, comenta o autor do requerimento.
O cartão para estudante da catraca eletrônica só pode ser utilizado entre o horário em que o aluno tem aula. Por exemplo, se ele está matriculado no período noturno, o uso do cartão só pode ser entre 17h e 24h. “A atividade do estudante é muito mais que dentro da sala de aula. Aos sábados, por exemplo, eles têm aula, e não podem utilizar o cartão”, explica a professora da Unioeste, Silvana Aparecida de Souza.
A reclamação por parte dos estudantes é a mesma: “Antigamente, com o vale transporte, não tínhamos horário. Temos estágios, aulas aos sábados, trabalhos para fazer na biblioteca, orientação com algum professor e o cartão não é liberado por causa do horário. Temos que tirar do nosso bolso”, conta a universitária Karine Patrícia Spheiffer. O vereador Nilton Bobato, enquanto fazia o uso da palavra, reconheceu que a “culpa é coletiva: dos Poderes Legislativo e Executivo. É um equívoco que temos que corrigir”.
Quem também sofre com o novo sistema de bilhetagem são os 850 alunos de cursos técnicos, como magistério, que não tem direito ao “meio-passe”. Isso, segundo o vereador Paulo Rúbio já está em pauta para solução. “Já nos reunimos com o Prefeito e ele irá encaminhar um novo projeto que irá solucionar todas essas problemáticas com os estudantes”, comenta.
Em abril, entrará em votação o requerimento do Vereador Carlos Juliano Budel propondo uma Audiência Pública para debater quais as melhorias ideais.
Moção de apaluso – A Secretaria Municipal de Educação recebeu uma Moção de Aplauso, a pedido do vereador Bobato, pela realização da IV Olimpíadas do Saber, das Artes e do Esporte. Para a cerimônia, estiveram presentes alunos, professores e diretores das escolas municipais que participaram dos jogos – juntamente com medalhas e troféus conquistados nas diversas modalidades.
A Secretária de Educação, Joane Vilela, recebeu, agradecida, a homenagem e pediu que as Olimpíadas continuem independente de política, já que incentiva as crianças ao esporte, ensino e traz inúmeros benefícios.
Projetos aprovados – Na Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade já em 2ª discussão o Projeto de Lei sobre a implantação de vestiários e bicicletários nos Terminais de Transporte Urbano e Rodoviário Internacional, e também o Projeto que obriga a afixação de avisos nos estabelecimentos que tenham portas com detector de metais e outros do gênero, sobre riscos do equipamento para portadores de marcapasso. Ambos do vereador Zé Carlos.
Do vereador Carlos Juliano Budel, foi aprovado, também em 2ª discussão, o projeto sobre incentivo à educação no trânsito e ao respeito à Legislação pertinente no Município.
Do Prefeito Municipal, foi aprovado pela Câmara o projeto que autoriza o Poder Executivo a alienar mediante venda, imóveis de propriedade do município, através de procedimento licitatório.