Search
Previous slide
Next slide

Especialistas debatem tendências do setor elétrico na 19ª edição do ERIAC, em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Com apoio da Itaipu Binacional, Encontro Regional Ibero-Americano do Cigre reúne mais de 800 profissionais de 18 países

Especialistas em sistemas elétricos de potência de 18 países estão reunidos em Foz do Iguaçu (PR) para a 19ª edição do ERIAC – Encontro Regional Ibero-Americano do Cigre, um dos mais importantes eventos do setor na América Latina. De 21 a 25 de maio, no Rafain Palace, mais de 440 trabalhos técnicos apresentarão o que há de mais recente nas pesquisas e iniciativas do setor elétrico internacional, e uma feira trará novidades em produtos e serviços.

O evento é realizado pela Região Ibero-Americana do Cigre (Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos), com apoio organizacional da Itaipu Binacional. Esta é a maior edição do evento, com mais de 800 participantes da Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Alemanha, Rep. Dominicana, Espanha, Reino Unido, México, Panamá, Peru, Portugal, Paraguai, Rússia, Estados Unidos e Uruguai.

Durante a cerimônia de abertura do XIX ERIAC, na noite de domingo (21), o presidente do evento, João Carlos de Oliveira Mello, CEO da Thymos Energia, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados. “Tivemos um avanço significativo e também pudemos perceber a participação de muitos profissionais novos. Essa diversificação de ideias é muito positiva para o setor”, disse.

O engenheiro também agradeceu o apoio da Itaipu na organização do evento. “A difusão de conhecimento é uma marca da Itaipu, que sempre apoia encontros como esse”, afirmou.

Impossibilitado de comparecer presencialmente, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, enviou um vídeo dando as boas-vindas aos participantes. “É em eventos como esse que vemos nascer a melhoria na qualidade dos serviços que prestamos à sociedade e, por que não, à humanidade”, disse Enio. “Parabenizo a todos por essa construção coletiva de conhecimento.”

Para Rodrigo Gonçalves Pimenta, superintendente de Operação da Itaipu e coordenador geral e executivo do Encontro, o evento deve proporcionar um valioso intercâmbio de informações. “Esse é o maior ERIAC da história. O fato de estarmos recebendo o evento neste ano tão importante, de aniversário do Tratado, também é uma forma de comemorar”, afirmou.

O ERIAC é realizado desde 1987, alternadamente a cada dois anos pelos comitês nacionais do Brasil, Argentina e Paraguai. A última edição do evento aconteceu em Foz do Iguaçu, em 2019. Em 2021, as restrições da pandemia da covid-19 impediram a realização do Encontro. Excepcionalmente, Foz do Iguaçu voltou a sediar o evento em 2023.

Durante a cerimônia, membros de destaque da Região Ibero-Americana do Cigre (RIAC) foram homenageados com diplomas e medalhas. Em seguida, João Carlos de Oliveira Mello ministrou a palestra de abertura com o tema “Integração Elétrica Regional – Transição energética e o aumento da participação de renováveis nas matrizes energéticas do Cone Sul”.

Em seguida, foi aberta a Expo ERIAC, com 24 estandes de diferentes empresas e instituições do setor elétrico. O estande da Itaipu Binacional veio com conteúdo técnico destinado ao público do evento, incluindo painéis que apresentam diferentes sistemas da usina em tempo real, bem como vídeos referentes à atualização tecnológica da usina e institucionais.

Autoridades
Participaram da cerimônia de abertura do ERIAC o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Carlos Ciocchi; o presidente honorário do XIX ERIAC e presidente da RIAC, Pablo Rodríguez Herrerías; o presidente do Comitê Técnico do Cigre, Márcio Szechtman; o presidente do Comitê de Organização do XIX ERIAC, José Henrique Machado Fernandes; o diretor técnico do Comitê Nacional Brasileiro do Cigre e coordenador do Comitê Técnico do XIX ERIAC, Antonio Carlos Barbosa Martins; o diretor financeiro do Cigre-Brasil, André Luiz Mustafá; a diretora de Assuntos Corporativos do Cigre-Brasil, Maria Alzira Noli; os diretores da RIAC, Josias Matos de Araújo, Pedro Cabral e Gustavo Barbera; entre outros.

Previous slide
Next slide