A piscina oferece diversão e lazer. É um local saudável, a ser compartilhado com a família e amigos. Proporciona a prática de esportes aquáticos, competitivos ou não, amadores e profissionais, como natação, etc.
Cuidados específicos para a prática da atividade – Em hotéis e locais públicos exija a presença de um salva vidas com conhecimento específico em salvamento e primeiros socorros. É recomendável o traje de banho, sem utilização de calçados, a não ser os especiais para piscina, pois roupas pesadas e sapatos comprometem sua mobilidade. Prenda cabelos compridos para prevenir-se de sucção pelo ralo. Via de regra, quem exercita natação, utiliza maiô que deixa livres os braços, toca para prender os cabelos, óculos apropriados e tampões auriculares, para evitar entrada de água nos ouvidos. Crianças, e quem não sabe nadar, devem utilizar colete salva-vidas ou bóias próprias.
Principais riscos da atividade – Afogamento com óbito (asfixia mecânica por meio líquido); eletrocussão (contato da água com energia elétrica); congestão; tetraplegia e paraplegia (geralmente por impacto da cabeça no fundo da piscina); traumas variados (por brincadeiras inadequadas, com impacto nas bordas);
Dicas de segurança – Tenha sempre em mente as seguintes regras básicas, exigindo inclusive essas atitudes de prestadores de serviços em hotéis, clubes e ambientes públicos:
Aprenda e saiba nadar; Verifique se o deck está limpo, livre de objetos cortantes, objetos de vidro ou que possam criar perigo de um tropeção; Mantenha eletrodomésticos ou outros utensílios elétricos longe da piscina; Atenção para fiação elétrica adaptada ou exposta próxima à piscina; Verifique se o piso e os degraus ao redor da piscina são de material anti-derrapante; Utilize-se sempre do corrimão da escada, para entrar e sair da piscina; Antes de mergulhar certifique-se de que a profundidade da piscina é suficiente; Após a ingestão de bebida alcoólica ou alimentos não entre nem permita o acesso à piscina; Evite e proíba brincadeiras do tipo empurrar pessoas ou "cavalinho"; Verifique se próximo à piscina e à vista existem equipamentos salva vidas, como por exemplo, mastro sólido (não dobrável) e bóia salva-vidas com corda.
(* Com Férias Vivas)
Relacionadas:
Veja mais matérias do ESPECIAL FÉRIAS
Especial Férias: CUIDADOS COM A PISCINA