Agilidade para chamar um serviço de emergência, dar um suporte psicológico até que uma equipe de resgate chegue ao local onde aconteceu o acidente. São itens recomendados pela equipe de urgência médica.
Cautela é a palavra de ordem, pois qualquer tentativa de remover o acidentado e mobilização da vítima poderá levar a problemas mais graves. Se a pessoa que está prestando socorro não possui conhecimentos, o melhor é não mexer com o acidentado. O melhor a fazer é chamar um serviço de urgência, resgate, corpo de bombeiros, entre outros, que normalmente são profissionais já treinados para lidar com este tipo de situação.
Existem diferenças entre o SAMU e SIATE |
Geralmente a polícia quando notificada comparece ao local, avalia a situação e toma providências para acionar os serviços de socorro. Assim, após o contato com as equipes de socorro, ocorre uma definição do tipo de ambulância, UTI móvel chegar ao local e transportar o acidentado até o hospital mais próximo.
Ao chegar a um hospital, este serviço de emergência já está sendo esperado por uma equipe médica que vai definir de imediato uma série de ações de primeiros socorros na tentativa de salvar a vida desta pessoa.
Tempo – É essencial no atendimento cardiovascular. A pessoa teve uma parada cardíaca. Se ela não for atendida em 10 minutos, as chances de ressuscitação são mínimas.
SERVIÇO
SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192 – Em casos de pequenos atendimento
SIATE – Sistema Integrado de Atendimento a Traumas e Emergências – 3524-3877 – Em casos de fraturas