Claro, por um lado o período de férias escolares dos filhos é ótimo. Para os pais a atenção deve ser redobrada. Acidentes domésticos são muito comuns nesta época do ano, mas algumas medidas preventivas podem evitar tragédias.
As queimaduras são campeãs em atendimento em pronto socorro durante as férias, seguido por intoxicações, quedas e afogamentos.
Entre os ambientes com alto índice de acidentes a cozinha se exalta: fogão, botijão de gás, tomadas, baldes, talheres e objetos cortantes tornam-se elementos de alto risco.
Prevenção – Para evitar escorregões e quedas, são indicados calçados anatômicos e com solado antiderrapante. Se possível o ideal é substituir alguns brinquedos que oferecem risco por massa de modelar feita de farinha de trigo e anilina, que descarta os riscos de intoxicação, por exemplo.
Embora a faixa etária mais comum dos acidentes domésticos seja a pré-escolar, pois desconhece o perigo os pais também devem estar atentos aos pré-adolescentes e adolescentes, quando os traumas são mais relacionados com esportes e lazer, como quedas de bicicletas, por exemplo.
Dicas – Os aparelhos elétricos como secador de cabelo, prancha de alisamento, por exemplo, devem ser guardados fora do alcance das crianças. Para mantê-las livres de choques elétricos, as tomadas podem ser tapadas com um protetor especifico vendido nas lojas de ferragens. No fogão, as panelas devem ficar com os cabos para a parte interna. Remédios, em recipiente fechado, preferencialmente lacrado, no alto.