Hora de aproveitar o tempo livre das férias ajeitando a ferramenta que vai te acompanhar pelo resto do ano e evitar alguns acidentes de percurso.
Backups – Qualquer reparo no computador deve começar com um backup de seus arquivos mais importantes, como documentos de textos e fotos pessoais. DVD e pendrives são boas opções para grandes quantidades de arquivo; quem tem pouca coisa a guardar e uma boa conexão banda larga pode preferir os serviços como o backup na nuvem.
Desinstalar programas – No PC em painel de controle, adicionar ou remover programas. Você controla os softwares instalados no computador podendo desinstalar aqueles programas e joguinhos que você não usa mais. No Mac basta arrastar o aplicativo para a lixeira.
Antivírus – Essa palavrinha maliciosa quase não existe nas máquinhas da Apple, mas se estiver usando um PC outra etapa importante na limpeza é a verificação contra vírus ou outros softwares maliciosos, que ocupam não só a conexão, mas como o rendimento da máquina.
Formatar – A opção mais radical e só deve ser empregada se o computador estiver inutilizável. Como a formatação apaga todos os dados do HD, nada de fazê-la se você não tiver como reinstalar o sistema.
Limpeza – Se o seu computador branco ganhou tons de cinza com o acúmulo de poeira ao longo dos anos, a borracha é uma ferramenta ideal para recuperar a cor original, mas não abuse e tome cuidado para não passar a borracha em peças e encaixes mais delicados e para que os farelos não caiam dentro do teclado ou do computador.
Monitor – Monitores devem ser limpos apenas com uma flanela seca, com movimentos delicados. Líquidos em geral podem provocar curto-circuito em partes internas ou manchar a própria tela.