O Grupo Escoteiro Guairacá promove no sábado (4) várias atividades ecológicas no Parque Monjolo e região do Jardim Central. A iniciativa faz parte da vigésima edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MUTECO) da União dos Escoteiros do Brasil. As melhorias não ficarão restritas somente na área de preservação ambiental do parque, e vários órgãos públicos estarão contribuindo no grande mutirão de limpeza no bairro Jardim Central.
O evento terá início às 8h50 no Parque Monjolo com o hasteamento das bandeiras e em seguida os escoteiros serão divididos em equipes para a limpeza do lago e o parque, visita às casas para entrega de embalagens e folhetos sobre a importância da reciclagem do óleo vegetal pós consumo e o plantio de árvores nativas e frutíferas nas áreas de preservação permanente definidas pela Secretaria de Obras e Meio Ambiente da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Funcionários dos órgãos públicos e entidades que apóiam este mutirão integram as equipes que realizarão os trabalhos de poda de árvores, recolhimento de galhos e árvores, capina de gramas que invadiram as ruas. Está prevista a movimentação de máquinas e caminhões para recolher os entulhos que são jogados pela população. O trabalho de intensificação da campanha de combate à dengue estará sob a orientação da equipe do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.
Cerca de 200 pessoas, entre jovens e adultos, estarão envolvidos no mutirão da limpeza no Parque Monjolo coordenado pelo Grupo Escoteiro Guairacá e a Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente. O evento conta com o apoio da COPEL, SANEPAR, Exército, IAP, IPAGUAS, Polícia Militar, Guarda Municipal, Vitare Ambiental, Postos Asteca, Rotary Club e outras entidades.
Preservação do rio e Parque Monjolo – O Grupo Escoteiro Guairacá, em seus 35 anos, sempre esteve presente na limpeza e conservação do Parque Monjolo. As nascentes do rio Monjolo estão em locais diferentes do Jardim Central, espalhados entre as ruas Alceu do Amaral Lima, Vinicius de Moraes e Lamartine Babo. É um rio que abastece o principal reduto verde no centro da cidade, ou seja, a área que é preservada pelo 34º Batalhão de Infantaria Motorizado. Antigos moradores relatam que este rio cortava várias propriedades, fornecia água para o consumo humano e animal, além de ter uma rica fauna aquática. Muitos iguaçuenses pescavam nas suas margens que eram preservadas. Hoje grande parte do rio tem suas margens canalizadas entre o trecho da avenida República Argentina até a terceira pista da avenida Juscelino Kubitschek, próximo de sua foz no rio Paraná.