Search

Escolas terão "Cuidadores da Gripe" para intervir nos casos suspeitos

As escolas da rede estadual terão o auxílio de pessoas responsáveis pelos primeiros cuidados com quem apresentar sintomas de gripe. O programa “Cuidadores da Gripe”, uma parceria das Secretarias Estaduais da Saúde e da Educação, foi lançado oficialmente na terça-feira (11), durante a reunião semanal da Escola de Governo. “A escola como espaço educativo e de informação pode se converter num fator de ajuda para combater a gripe”, disse a secretária da Educação Yvelise Arco-Verde.

Cada estabelecimento de ensino da rede estadual e conveniada terá uma pessoa em cada turno da escola que vai assumir as responsabilidades de cuidador. Ela terá formação específica e receberá um kit para fazer as primeiras intervenções necessárias à prevenção da gripe. Caso seja detectado aluno com suspeita de gripe, o cuidador vai encaminhar o estudante para casa, orientar a família e avisar os agentes de saúde locais.

Yvelise ressaltou que, desde a suspensão das aulas, foram realizadas reuniões com os chefes de Núcleos de Educação, diretores, professores e funcionários, para que discutir ações de prevenção à gripe.

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, destacou as ações conjuntas das secretarias. “A parceria com a Secretaria da Educação foi importante para que os profissionais dos postos de saúde recebessem orientações através da TV Paulo Freire nas escolas”, disse o secretário.

Segundo Martin, algumas medidas simples de higiene ajudam a desacelerar a transmissão da influenza A (H1N1). Entre elas estão lavar as mãos frequentemente; cobrir o rosto com um lenço ao tossir ou espirrar; usar máscaras, no caso de pessoas gripadas; higienizar superfícies, como mesas, maçanetas e telefones, e manter uma distância considerável quando conversar com alguém, já que o vírus pode ser projetado até dois metros de distância.