Search
Previous slide
Next slide

Escola de Foz do Iguaçu solicita melhorias à Câmara Municipal

Previous slide
Next slide
A Sessão de terça-feira (11) teve que ser interrompida na leitura do Expediente. O motivo foi a entrega oficial da Diretora da Escola Semeador, Maria do Carmo, de uma documentação solicitando que a Câmara Municipal encaminhe ao Poder Executivo pedidos  de melhorias referente à instituição. Segundo ela, a iluminação na rua Semeador é precária, a única via de acesso é a Rua Felipe Wandscheer, o que cria um trânsito perigoso para área escolar e, muita vezes, as funcionárias da escola limpam lixo da parte do cemitério, já que não existe um muro que separe os terrenos. “Também pedidos dos vereadores o acompanhamento da possível ampliação do cemitério do Jardim São Paulo. Fazemos esses pedidos pensando no bem estar de todos”. Cerca de 200 alunos, da 1ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, estiveram presentes no Plenário, além de professoras.
Foto: Divulgação
Diretora da escola, Maria do Carmo, reclamou sobre a situação da rua Semeador

Alguns pontos levantados pela Diretora já foram ouvidas em sessões da Câmara Itinerante e foram enviados à Prefeitura. Em 2009, no Bairro Cognópolis, o pedido de melhorias na iluminação já havia sido feito. Esse ano, em abril, a presidente do Jardim São Roque, Marli Marques, relembrou os vereadores de que o bairro que ela representa não tem iluminação pública satisfatória.

A Câmara Municipal irá encaminhar as indicações feitas às autoridades competentes. Os vereadores Carlos Juliano Budel (PSDB), Edílio Dall’Agnol (PSB), Edson Narizão (DEM), Hermógenes de Oliveira (PMDB), Rodrigo Cabral (PSB), Sérgio Beltrame (PMDB) e Zé Carlos (PMN), indicaram ao Prefeito que as demais reivindicações apresentadas na Câmara Itinerante da região do Jardim São Paulo sejam atendidas.
 
Na Ordem do Dia, importantes projetos e emendas foram aprovados.  Em 1ª discussão, do vereador Zé Carlos, a Nova Redação do Projeto que institui a obrigatoriedade da inclusão da Língua Brasileira de Sinais no currículo escolar em Foz do Iguaçu. De autoria de Edson Nãrizão, o projeto sobre a utilização de métodos naturais de combate à dengue. Os requerimentos dos vereadores Nilton Bobato (PC do B) e Rodrigo Cabral, também foram aprovados por unanimidade.  O primeiro, requerendo que a Câmara apóie oficialmente o Projeto “Esporte, Cultura e Lazer no Regime de Apoio Socioeducativo”, da Guarda Mirim, e o segundo, pedindo a elaboração de uma Lei que as atividades de docência desenvolvidas fora da escola sejam também consideradas “Hora Atividade”.
 
Com votos contrários dos vereadores Nanci Rafagnin Andreola (PDT), Paulo Rúbio (PDT), Edson Narizão, Luiz Queiroga (DEM), Gessani da Silva (PP) e Nilton Bobato, a nova redação do Projeto de Lei Complementar que cria normas para a instalação e funcionamento de cemitérios particulares, foi aprovada. Antes da votação, o vereador Paulo Rúbio havia feito o pedido de Vistas para analisar o projeto, mas foi reprovado.
 
O Parecer Contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação ao projeto do vereador Sérgio Beltrame sobre a substituição do quadro negro por lousa branca foi rejeitado. Os vereadores Narizão, Nanci, Beltrame, Maninho (PMDB), Zé Carlos e Queiroga votaram contra o parecer. Como, no momento, havia 11 presentes, sendo apenas 10 aptos a votar, a maioria foi a favor do projeto.
Previous slide
Next slide