Search
Previous slide
Next slide

Equipe do Centre Georges Pompidou visita Foz do Iguaçu para nova fase do Museu Internacional de Arte

Reunião com a Secretaria de Cultura e arquiteto Solano Benítez avança projeto com foco em sustentabilidade e inovação cultural na fronteira.
Projeto Arquitetônico do Museu de Arte de Foz do Iguaçu
Previous slide
Next slide

Nos dias 18 e 19 de novembro, uma equipe técnica do Centre Pompidou de Paris visitará Foz do Iguaçu em mais uma etapa da criação do Museu Internacional de Arte. O projeto, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), envolve uma parceria inovadora com o renomado centro cultural francês, com investimento do Governo do Estado superior a R$ 200 milhões. A inauguração do museu está prevista para 2026.

Em sua segunda visita ao Paraná, a equipe do Pompidou se reunirá com representantes da SEEC e com o arquiteto paraguaio Solano Benítez, responsável pelo projeto arquitetônico do museu. Conhecido pelo uso criativo de tijolos em estruturas sustentáveis, Benítez já foi premiado com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza. Seu design visa integrar o museu à paisagem local e fortalecer a presença cultural de Foz do Iguaçu.

Ativação da Sociedade: envolvimento cultural da comunidade

Além dos avanços estruturais, a atual fase do projeto inclui a “Ativação da Sociedade”, uma série de ações culturais e educativas para integrar a comunidade de Foz ao novo espaço cultural. Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura do Paraná, destaca que o museu será um ambiente de aprendizado e trocas culturais, focado na participação ativa da população.

Parcerias e prazos para o museu

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, esteve em Assunção, Paraguai, onde se reuniu com Solano Benítez para alinhar o plano de trabalho. Com apoio da CCR, que doou o terreno em Foz, o projeto prevê a conclusão do projeto arquitetônico em janeiro de 2025 e o início das obras no segundo semestre.

Intercâmbio cultural com a UNILA

A UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) também terá um papel estratégico no projeto, colaborando com o Centre Pompidou em um acordo para o desenvolvimento do museu como espaço de intercâmbio cultural. Luciana Casagrande, Secretária Estadual de Cultura do Paraná, enfatiza que esta parceria representa um marco cultural para o Paraná e a América Latina, consolidando o museu como ponto de encontro e transformação social na região trinacional.

Imagens: Arquivo/Divulgação AEN

Previous slide
Next slide