O governador Roberto Requião declarou nesta sexta-feira (24), depois de participar da reunião da Cúpula dos Presidentes do Mercosul e de Estados Associados, em Assunção, que o Brasil se encaminha para apresentar ao Paraguai uma proposta justa sobre a Usina Binacional de Itaipu. “O presidente Lula está sendo generoso com o Paraguai, mas sem ferir os interesses do Brasil. Há que se considerar que o desenvolvimento paraguaio é também de interesse dos brasileiros”, afirmou o governador.
Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, discutem, neste sábado (25), mudanças no acordo sobre Itaipu. O Paraguai sente-se prejudicado pelo tratado de constituição da usina binacional e reivindica mudanças que tornem a relação entre os dois países mais equilibrada.
Para o governador Roberto Requião, a negociação será ampla, mas a tendência é o consenso. “O presidente Lula está disposto a fazer de tudo para ajudar o Paraguai, sem que isso prejudique o Brasil”, adiantou.
Único governador brasileiro presente na Cúpula, Requião esteve acompanhado do prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald. O prefeito também considera que o Brasil caminha para fechar com o Paraguai novo acordo sobre Itaipu, que venha a atender os interesses dos dois lados. “O presidente Lula está empenhado nisso”, assinalou.