A proposta de serviços é um dos primeiros, se não o primeiro contato oficial entre a empresa e o potencial cliente, seja em serviços ou produtos. Sendo assim, a elaboração de uma proposta é algo muito importante para que mais um cliente seja conquistado, afinal, como diz o adágio, a primeira impressão é a que fica.
Algo importante a observar é que as empresas solicitam propostas de serviços a diversos fornecedores e a sua precisa ser diferente das demais e não é só em preço.
A empresa poderá superar essa dificuldade inicial fazendo com que todos os seus “pontos de contato” com o cliente almejado sejam altamente profissionais, objetivos e assertivos. Uma proposta que possua tais adjetivos, terá grandes probabilidades de abrir as portas para uma contratação e vencer a concorrência.
Pois bem, quais são as coisas mais importantes a serem observadas quando um cliente solicita uma proposta de serviços? Passo a enumerar:
1. Propor a solução de uma necessidade: parece algo óbvio, mas não é. Isto implica grande habilidade em identificar exatamente o problema pelo qual o cliente está passando e oferecer algo que de fato solucione tal problema. Isso só se consegue ouvindo o cliente. Deve-se ouvir MUITO o cliente e incentivá-lo a falar até que o mesmo comunique todas as dimensões identificadas do problema.
2. Comunicar Valor e não Preço: a proposta deve ter o cuidado de comunicar mais os atributos de agregação de valor que a empresa tem a oferecer do que meramente o preço. No caso da CRESCER, alguns dos atributos de agregação de valor são: a consistência da solução proposta; a vinculação à Universidade; a explicitação da tutoria e supervisão dos professores; a associação da EJ com a FPTI.
3. Layout: Alguns não consideram importante a preocupação com os detalhes do layout, mas é o layout do documento que permitirá ao potencial cliente perceber todo o valor da proposta que tem em mãos. Sendo assim, algumas dicas são interessantes:
a) Logos: Devem ser proporcionais em tamanho e buscar simetria na disposição que ocupam no documento. Logos em tamanhos desproporcionais e disposições assimétricas incomodam o leitor e depreciam a proposta, além de deixar o documento muito feio do ponto de vista estético.
b) Cores: Todo o texto deve lembrar suavemente as cores da logo da empresa.
c. Simplicidade e objetividade: Uma boa proposta não tem mais de uma folha, se tiver é enrolação. Ter apenas uma folha que apresente a solução, o preço, prazo e destaque os atributos de agregação de valor é interessante porque permite que o cliente em potencial não se canse ao ler a proposta várias vezes e também não “corra” direto para ver o preço quando a proposta traz mais de uma folha e apresenta os valores no final. Simplicidade também é evitar jargões administrativos.
d. Ortografia: Erros ortográficos, de concordância, sintaxe ou semântica são ALTAMENTE INADMISSÍVEIS. A leitura da proposta deve ser agradável e oferecer ao cliente fluência textual, isto é, ser clara, objetiva e sem rodeios. Também é importante utilizar corretamente os pronomes de tratamento e não errar na escrita do nome da pessoa que lerá a proposta.
Comece a dar mais atenção a elaboração da sua proposta, encante o seu cliente,faça o seu diferencial, você tornará a sua empresa irresistível.
Sucesso!
*Haralan Mucelini
Conselheiro
Crescer Soluções Empresariais
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