Search
Previous slide
Next slide

Empresários do oeste podem participar de programa de apoio à panificação

Previous slide
Next slide

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria (Abip), existem no Brasil mais de 63 mil panificadoras e, dessas, 96,3% são micro e pequenas empresas. Atentos à realidade do segmento, empresários da Rede Delícia de Pães do Oeste do Paraná fecharam recentemente uma parceria com o Sebrae/PR e o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Oeste do Paraná (Sindap), para a realização, em 2010, do Programa de Apoio a Panificação (Propan).

O Programa, que auxilia, por meio de treinamentos e consultorias, a melhorar processos e aumentar a qualidade e lucratividade do segmento, será realizado no mês de agosto em Cascavel, para empresários da panificação de toda a região oeste. As inscrições já estão abertas e 14 empresários do ramo já manifestaram interesse em se qualificar, participando do Propan.

O consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Edson Braga da Silva, conta que, desde a formação da Rede Delícia de Pães, em junho de 2008, os empresários filiados pedem a realização, com mais frequência, do Propan. “É um programa que atende de forma específica o segmento, porém não possui unidade de atendimento em nosso Estado. Assim, é preciso movimentar um grande grupo de participantes para que o treinamento aconteça. E é isso que vão acontecer na nossa região”, afirma o consultor.

No último dia 12, no Sebrae/PR em Cascavel, empresários da panificação conheceram as propostas do Propan, com o consultor e gestor de resultados do Programa, Claudio Schneider. “Há dez anos, o Propan tem ajudado a melhorar a qualidade do setor de panificação. Por meio de seminários em grupo e consultoria individual na empresa participante, abordamos, dentre outros tópicos, a padronização dos processos produtivos, a qualidade do atendimento, a otimização de vendas, gestão de pessoas, gerenciamento de produção e formas eficientes de eliminar desperdícios”, explica Schneider.

Os empresários de Foz do Iguaçu, Joice e Almir Roncaglio, participaram do Propan pela primeira vez em 2004 e atestam que se não fosse pelo Programa já teriam fechado as portas. “O mercado é muito competitivo e, muitas vezes, não conhecemos as ferramentas para melhorar os processos. O Propan nos fez perceber onde estávamos errando”, afirma Joice Roncaglio. “Aprendemos a controlar nossas perdas. Só com um fornecedor, reduzimos as compras em 50%, mantendo a produtividade. Ou seja, estávamos comprando matéria-prima e desperdiçando no meio do processo”, conclui Almir Roncaglio.

Em Cascavel, o Propan vai trabalhar de forma diferenciada, conforme orienta Claudio Schneider. “Aqui teremos um grupo de empresários que já participaram de outras edições do Programa e outros que vão conhecer pela primeira vez. Assim, nosso objetivo é trabalhar com o Propan Avançado, porém focado no nivelamento desse grupo da Rede Delícia de Pães”, conta. As inscrições para o Programa já estão abertas e as vagas são limitadas. Para mais informações, entrar em contato com o Sebrae/PR em Cascavel pelo (45) 3321-7050.

O Programa
– O empresário mineiro, Márcio Rodrigues, assumiu em 1998 a panificadora do pai, em Belo Horizonte. Por meio da aplicação do Programa de Qualidade Total (PQT) do Sebrae, o empresário descobriu uma “fórmula” de bem administrar o negócio. Percebido o sucesso das estratégias do empresário, a Abip e Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo) iniciaram uma parceria com Rodrigues para possibilitar a disseminação de suas propostas a outras empresas do setor de panificação do País.

Desde então, mais de 4,6 mil panificadoras aderiram ao Propan e registraram aumento de faturamento, melhoria no funcionamento e gerenciamento de pessoas e processos. Somente em 2009, foram 1.087 empresas atendidas, com um aumento médio de 12,73% nas vendas e 16,42% na lucratividade.

“Esse é um Programa que, com certeza, vai mudar a gestão e o pensamento dos empresários participantes. E com a parceria do Sebrae/PR, empresas filiados à Rede Delícia de Pães do Oeste do Paraná poderão participar do treinamento por um custo menor”, enfatiza Edson Braga da Silva. O Programa é aberto à participação de todos os empresários do setor.

O empresário Gilberto Luiz Bordin, proprietário de panificadora em Cascavel há 18 anos, já se inscreveu e vai participar pela terceira vez do Propan. “Não vou perder essa oportunidade de melhorar ainda mais o meu negócio. Já participei em 2005 e 2008 e, em agosto deste ano, pretendo aprender um pouco mais. A cada treinamento, priorizo qualificar uma parte do negócio e, dessa vez, meu foco será na versatilidade da produção”, aposta Bordin.

Previous slide
Next slide