O governador Roberto Requião recebeu na terça-feira (22), no Palácio das Araucárias, comitiva de empresários chineses da empresa sino-alemã Linuo Paradigma Solar Energy. A empresa tem interesse em montar uma fábrica de aparelhos de aquecimento solar no Brasil e analisa a possibilidade de se estabelecer no Paraná. “Este interesse em montar uma fábrica no País tem possibilidades muito concretas e de sucesso. É um aparelho de extrema qualidade, basta adaptar o aparelho chinês às diversas condições de solarização e de consumo de água quente no Brasil. Eles certamente teriam um mercado absoluto no Brasil. Eu faço votos de que o grupo, que conversa com empresários paranaenses neste momento, se instale aqui no Paraná”, afirmou.
De acordo com Gilberto Tanaka, representante da Global Conection (empresa responsável pela viabilização de projetos internacionais), a indústria de aquecimento solar tem grandes possibilidades de crescer no Brasil. “Governos do mundo inteiro têm mostrado uma preocupação com a utilização de energias renováveis. Pretendemos ter, além da geração de empregos no Brasil, a possibilidade de ampliar este mercado”, disse.
“Serão realizadas outras reuniões com o Governo do Paraná, para avaliar a necessidade da população. O objetivo é adequar os aparelhos à nossa realidade. Esta é a primeira reunião. Pretendemos visitar a Copel e a Sanepar para avaliar a necessidade do governo paranaense e examinar como será desenvolvido este produto”, afirmou Tanaka.